Cirurgia realiza workshop de iniciação científica
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou na tarde de terça-feira (5) um workshop em iniciação científica em cirurgia para os alunos de medicina. O médico Lindemberg da Mota Silveira Filho deu as boas-vindas aos participantes e esclareceu que o objetivo do workshop é “fornecer aos alunos informações e canais que possam fazê-los realizar atividades de pesquisa”.

O diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro disse que a iniciativa do Departamento de Cirurgia é uma semente que pode ser espalhada para os outros departamentos da faculdade. Toro ressaltou que onde há composição entre ensino e pesquisa a formação do médico é melhor. “A FCM está sempre entre as melhores faculdades de Medicina do Brasil e uma de suas vocações é a inovação. E um dos passos é melhorar a iniciação científica”, reforçou.

O primeiro palestrante do workshop foi o médico Orlando Petrucci Júnior, coordenador do programa de pós-graduação em cirurgia da FCM. O tema da palestra foi “A importância da iniciação científica na formação do médico”. Segundo Petrucci, todo médico é um “perguntador” e iniciar-se em ciência é fazer as perguntas que faria ao paciente, só que de forma diferente. “A iniciação científica vai qualificar o médico, transformando-o de forma geral. E isso é bom”, disse Petrucci.

O médico Gustavo Pereira Fraga falou sobre a internacionalização da pesquisa em cirurgia e os alunos Fábio Coltro neto e Gabriela Gallas Prellwitz falaram sobre suas experiências em pesquisa na área de cirurgia.  O workshop foi encerrado pelo chefe do Departamento de Cirurugia da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM