Cipoi realiza oficina de culinária para portadores de fenilcetonúria
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Centro Integrado em Pesquisa Oncohematológicas da Infância (Cipoi) da Unicamp realizou na sexta-feira (19) uma oficina de culinária para pessoas portadoras de fenilcetonúria, como forma de adesão ao tratamento. A fenilcetonúria é uma doença crônica rara cujo tratamento envolve uma importante restrição alimentar e alterações de hábitos cotidianos, com repercussões sobre toda a família.

De acordo com os organizadores, o objetivo foi permitir que cuidadores de crianças diagnosticadas há alguns anos, e portanto mais adaptadas às rotinas do tratamento, ensinassem a famílias de diagnóstico mais recente como preparar receitas com baixa quantidade de fenilalanina.

“Durante as consultas é frequente a associação entre baixa adesão ao tratamento e queixas como a pouca variedade e o alto custo de alimentos especiais disponíveis no mercado e a dificuldade em poder frequentar eventos sociais sem transgredir a dieta”, explicou a psicóloga Vivan Dutra.

O curso foi realizado em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp na cozinha experimental do DEPAN, e contou com a presença de 14 familiares e cuidadores de pacientes, além das médicas, nutricionista e psicóloga responsáveis pelo ambulatório. A oficina teve no cardápio a preparação de kibe de berinjela, bolo de cenoura e bife de legumes e mostrou que com um pouco de criatividade e disposição é possível ter uma rotina alimentar saudável e muito próxima daquela de quem não tem a doença.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Extecamp promove curso Crise climática e inovação – inscrições até 30/04

(Divulgação) HC recebe a primeira turma de Residência em Fisioterapia Hospitalar

Reunião DTG: Debate de candidatos à chefia do DTG


Docente da FCM, Luís Fernando Tófoli será homenageado em sessão de relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal


CMU organiza exposição “Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas” na FCM


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM