CIATox-Campinas alerta para aumento de casos de intoxicação por produtos de limpeza em tempos de Covid-19
Publicado por: Camila Delmondes
20 de maio de 2020

Compartilhar:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota técnica (NT) no dia 15 de maio de 2020 com um alerta sobre o aumento de 23% de casos de intoxicações por produtos de limpeza no Brasil, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Na nota, a Anvisa orienta sobre o uso e o armazenamento adequados de produtos químicos de uso domiciliar. Leia aqui a nota técnica da Anvisa.

Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas) respaldam esta informação: no período de janeiro a abril deste ano, o número de atendimentos do CIATox-Campinas foi 31% maior do que o observado no mesmo período em 2019. Se considerado a faixa etária menor que 15 anos, o aumento foi de 13%. Já entre os adultos, o número de atendimentos de pacientes intoxicados foi 70% maior do que em 2019.

“O atendimento do CIATox-Campinas permanece ininterrupto, 24 horas por dia, mesmo durante o período de quarentena, e pode ser feito pelo telefone (19) 3521-7555, 3521-7660 e 3521-7573 em casos de intoxicação”, disse José Luiz da Costa, coordenador do CIATox-Campinas e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Pelo atendimento telefônico são fornecidas condutas terapêuticas ou informações sobre produtos, plantas tóxicas ou animais peçonhentos para profissionais de saúde, pacientes, familiares e a população em geral. Já os atendimentos presenciais do CIATox-Campinas são realizados  na Unidade de Emergência Referenciada (UER) adulta e pediátrica, Enfermarias e nas UTIs do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM