Centro de Investigação em Pediatria celebra 20 anos de pesquisa, assistência, gestão e ensino
Publicado por: Camila Delmondes
24 de abril de 2018

Compartilhar:

O Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemorou 20 anos de existência no dia 18 de abril. A comemoração aconteceu no anfiteatro Prof. Dr. José Martins Filho, fundador e coordenador do Ciped nas gestões de 1998 a 1999. Ao longo dos anos, o Ciped tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e pós-graduação de outras disciplinas com foco na criança e no adolescente, tais como neuropediatria, urologia, enfermagem, dermatologia, nutrição entre outros.

“Hoje é um dia para comemorarmos um sonho do Departamento de Pediatria, idealizado e projetado para o futuro com muitas perspectivas de vários docentes. O Ciped foi construído com alegria, entusiasmo e otimismo para ser um centro de pesquisa, assistência, gestão e ensino”, disse José Dirceu Ribeiro em sua apresentação de boas-vindas ao mostrar um vídeo sobre a história do Ciped.

O pediatra José Martins Filho e ex-reitor da Unicamp de 1994 a 1998 disse que a apresentação o impressionou muito. Ele lembrou de quando ainda era reitor e ficou preocupado em criar um Centro num momento em que a Universidade passava por dificuldades financeiras. “Na época, a dúvida era entre criar um centro de pesquisa ou um hospital infantil. A melhor decisão foi, sem dúvida, criar o Ciped, mas ainda pretendo tentar criar um hospital infantil, para completar o Centro de Investigação em Pediatria”, revelou Martins.

O diretor executivo da Área de Saúde da Unicamp, Manoel de Barros Bértolo, em nome do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, parabenizou o Ciped pelos 20 anos de existência e disse que conhece bem a capacidade do Departamento de Pediatria e do Ciped em produção científica. “O Ciped tem uma grande responsabilidade e participação na pontuação que a Unicamp atinge nos rankings nacionais e internacionais”, comentou Bértolo.

Após as falas das autoridades que compuseram a mesa de abertura – constituída ainda pelo diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro e pelo pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Munir Salomão Skaf, Gil Guerra Júnior, coordenador associado do Ciped, fez a apresentação histórica do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.

Até 2001, lembrou Gil, o programa era chamado de pós-graduação em Pediatria e aceitava, apenas, pediatras como alunos. A partir desse ano, o programa passou a aceitar alunos não médicos e médicos não pediatras. Em sua narrativa, Gil revelou que a ligação entre o Ciped e a pós-graduação não era fácil de entender, porque ambos têm foco na pesquisa e formação de recursos humanos.

Segundo Gil, o Ciped corresponde a 80% da pós-graduação e a pós-graduação corresponde a 80% do Ciped, minimamente. A secretaria do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, por exemplo, ficava dentro do Ciped. Somente depois da reestruturação administrativa da pós-graduação é que a secretaria do programa foi transferida para o novo prédio da pós-graduação, onde funciona atualmente.

Avançando no tempo, Gil trouxe os dados mais recentes da produção do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Em 2017, foram publicados 122 artigos em revistas internacionais. “Posso afirmar que mais de 80% dessas pesquisas foram desenvolvidas nos laboratórios instalados no Ciped”, comentou Gil.

Ivan Toro disse que ver o resultado das pesquisas aplicado diretamente nos pacientes é importante para a faculdade. “A produção do Ciped é translacional e adequada à faixa etária pediátrica ampliada”, disse Ivan. O pró-reitor de Pesquisa da Unicamp Munir Skaf, disse que os dados apresentados alegram qualquer pró-reitor. “Como pai, posso dizer que compreendo bem a importância da pediatria. É reconfortante saber da dedicação de profissionais que garantem a saúde da criança”, disse Skaf.

Após as apresentações, aconteceu no saguão principal do último piso do Ciped, o descerramento do quadro de ex-coordenadores, desde a primeira gestão, em 1998. Os ex-coordenadores homenageados foram: José Martins Filho, pela gestão de 1998 a 1999; Antonio Condino Neto, de 1999 a 2003; Maria Marluce dos Santos Vilela, de 2003 a 2010 e Gil Guerra Junior, de 2010 a 2014, e o atual coordenador do Ciped, José Dirceu Ribeiro.

Leia também:

Ciped comemora 20 anos de pesquisa com foco na melhoria do conhecimento médico e humano



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM