Campinas Health: evento sobre inovação na área da saúde reúne as três faculdades de Medicina do município e é sucesso de público
Publicado por: Camila Delmondes
26 de outubro de 2021

Compartilhar:

Aconteceu, de 20 a 23 de outubro, 100% on-line e gratuito, para mais de 4 mil inscritos, o Campinas Health – Technology & Innovation Summit, um evento voltado à convergência de ideias e projetos das universidades, governo, setor privado e sociedade apoiado nos pilares da saúde, inovação e tecnologia dentro do conceito do hub internacional de desenvolvimento sustentável.

Os encontros, que reuniram especialistas de inovação na área da saúde do Brasil e do mundo, foram idealizados pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e patrocinados pelo Hub Mandic - célula de inovação com o propósito de conectar e desenvolver startups da área da saúde (healthtechs) junto ao ecossistema da Faculdade São Leopoldo Mandic – e outras instituições voltadas à saúde.

De acordo com o diretor de Inovação e Novos Projetos da São Leopoldo Mandic, Zeca Junqueira, o Campinas Health foi uma oportunidade única para o compartilhamento de ideias e informações voltadas à inovação na área da saúde.

“Ficamos muito felizes de participar deste evento, que por meio da exposição de especialistas pioneiros na transformação digital na área da saúde, chegou para ajudar e inspirar pessoas com o propósito de acelerar o conhecimento e promover as transformações necessárias”, disse.

Segundo o coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma e coordenador do Escritório de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), Gustavo Pereira Fraga – presidente da Comissão Organizadora – esta foi a primeira vez que as três faculdades de medicina da cidade estiveram reunidas em um evento.

“Nosso espírito foi o de promover um evento de tecnologia, inovação e saúde, em uma iniciativa criada pela FCM, com a participação da PUC-Campinas e a São Leopoldo Mandic. Neste evento, que contou com o apoio fundamental da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e do HUB Mandic, além de outros parceiros, nosso objetivo foi o de melhorar o acesso à saúde da nossa população e a qualidade de atendimento, tanto nos hospitais públicos quanto nos privados, por meio do uso dessas tecnologias”, comentou.

Os temas inovadores, como inteligência artificial, saúde 5.0, telessaúde, IoMT (Internet das coisas médicas), educação médica e design thinking na saúde foram abordados em encontros que reuniram especialistas de diferentes instituições.

“As sessões e os debates, organizados com grande envolvimento do corpo discente das três faculdades, foram de alto nível e todos ficaram muito contentes. Agora é começar a preparar o evento do próximo ano. Lembrando que todas as apresentações desse ano foram gravadas e estão disponíveis em nossa plataforma”, observou o docente da FCM.

Além de Gustavo Fraga, a sessão de abertura e boas-vindas do evento contou com a participação do diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino; do prefeito de Campinas, Dário Saad; do diretor da Diretor da Faculdade de Medicina da PUC Campinas, Joaquim Simões Neto; da diretora do curso de Medicina da SL Mandic, Fabiana Moreira Passos Succi; e da presidente da SMCC, Fátima Maria Aparecida F. Bastos.


Comissão Organizadora

Gustavo Fraga
Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma Universidade Estadual de Campinas

Marta Duran Fernandez
Mestranda na Universidade Estadual de Campinas

Marcelo Amade Camargo
Professor do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic

José Vitor Coimbra Trindade
Acadêmico
de Medicina da Universidade Estadual de Campinas

Luísa Riccetto
Acadêmica de Medicina da PUC-Campinas

Andréa Coy Canguçu
Acadêmica de Medicina da PUC-Campinas

Giovana M. Zerbinatti
Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual de Campinas

Sayros Akyro
Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual de Campinas

Atena Saito
Acadêmica de Medicina da PUC-Campinas

Eduardo M. Fraga
Acadêmico de Medicina da SL Mandic

Thiago Lavras Trapé
Professor da Faculdade São Leopoldo Mandic

João Henrique Aurich
Acadêmico de Medicina da SL Mandic

Isabella Augusti
Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual de Campinas

Guilherme Aurich
Acadêmico de Medicina da SL Mandic



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM