Campanha nacional orienta sobre AVC na infância e adolescência
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Na primeira semana de maio acontece uma campanha nacional para a conscientização sobre o acidente vascular cerebral (AVC) na infância e na adolescência. Em crianças, o AVC é frequente entre o nascimento e os três anos de idade. De acordo com a neuropediatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, o AVC é a décima causa de morte em crianças abaixo de um ano e os sintomas variam de acordo com a idade.

“De modo geral os sintoma são graves e a mãe leva a criança ao Pronto-Socorro com convulsão, sonolência ou coma. A avaliação por exames de imagem e a avaliação cardíaca são importante e urgentes. Em 50% das crianças e adolescentes que tiveram AVC, as sequelas comprometem a qualidade de vida, interferindo no aprendizado, comportamento, e tornando-os dependentes de familiares”, explica a especialista da Unicamp.

Para alertar a população e também os profissionais da área da saúde, a equipe de pesquisa do Departamento de Neurologia da FCM organizou o painel ilustrativo AVC pode acontecer em qualquer idade com um resumo de dados explicativos sobre AVC em crianças. “Há uma subvalorização do diagnóstico com prejuízo inegável na evolução a curto, médio e longo prazo para as crianças e adolescentes acometidas com AVC. Entendemos que devemos divulgar essas informações”, disse Valeriana.

Campanha em Campinas
Para marcar o a semana da conscientização do AVC na infância, o Grupo Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência (ANVIA) irá promover de 2 a 8 de maio, em Campinas, a "Semana de Conscientização do AVC na Infância e Adolescência". Durante a semana será distribuído de cartaz nas Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de orientar o diagnóstico precoce.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que em 2008 foram 266 casos, incluindo ocorrência no período neonatal e infância; e em 2009 foram 177 casos ocorridos entre 29 dias e 18 anos de idade em todo estado de São Paulo. Em Campinas, a média é de 500 óbitos por ano por AVC (dados da SMS entre 2000 e 2014), incluindo adultos e crianças.

Campanha nacional é organizada pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI); Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e Departamento de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM