Compartilhar:
Já está online a edição de agosto do Boletim da FCM.
Em História e Saúde, Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel, do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, conta a história de Pasteur e o imperador dom Pedro II. O imperador é conhecido pelo seu interesse em incentivar projetos tão diferentes quanto os da Academia de Belas Artes, onde distribuiu bolsas e prêmios, ou de presidir reuniões do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e subvencionar historiadores. Sua contribuição para a medicina, entretanto, é pouco conhecida.
O Tema do Mês traz uma dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graudação em gerontologia da FCM sobre tabagismo, consumo nocivo de álcool e sedentarismo associados à hipertensão em idosos. Foram entrevistados 3.478 idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 65 anos residentes em seis municípios brasileiros. A dissertação é assinada por Ana Paula do Amaral Carvalho e Silva com orientação do professor André Fattori.
Esta edição encerra, em Diretrizes e Condutas, o diagnóstico em câncer de laringe. Na sessão de Bioética e Legislação, Flávio Cesar de Sá e Venâncio Pereira Dantas Filho iniciam o artigo crítico sobre o modelo moderno de consulta médica. O professor Everardo Duarte Nunes aproveita a tese de doutorado “Contribuição para o estudo da comunidade científica da saúde coletiva: os grupos de pesquisa”, de Lirane Almeida, defendida em 2011, para apresentar estudos recentes da Saúde Coletiva.
“As pessoas que trabalham no serviço público, principalmente na FCM, estão aqui por um ideal e elas tiveram um papel relevante para fazer a faculdade crescer, e isso precisa ser reconhecido. Muito obrigado pelo o que vocês fizeram. Essa faculdade é grande pelo trabalho de vocês”, disse Saad.
Caso não consiga visualizar, acesse: http://www.fcm.unicamp.br/boletim/2012/agosto2012/index.html
Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM/Unicamp