Blog da Comissão de Pós-graduação da FCM divulga pesquisa e desenvolvimento em Saúde
Publicado por: Camila Delmondes
28 de setembro de 2022

Compartilhar:

Entrou no ar no mês de agosto o blog “Saúde: Pesquisa & Desenvolvimento”, editado pela Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O espaço é aberto à colaboração de professores e alunos, buscando aproximar a pesquisa em saúde da sociedade. O espaço reúne textos sobre diversos temas de pesquisa desenvolvidos nos programas de pós-graduação, em linguagem acessível, proporcionando diálogo entre cientistas e comunidade e evidenciando o trabalho desenvolvido na FCM. O site integra a rede Blogs de Ciência da Unicamp.

Cláudia Morelli, coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, conta como surgiu a iniciativa do blog. “A divulgação científica para o público não especializado é muito importante para aproximar a população da ciência. Partindo desta premissa, sentimos a necessidade de ter um canal da pós-graduação para levar à sociedade o conhecimento gerado pelas pesquisas de nossos alunos e docentes. Mais especificamente, desejávamos atingir um público jovem e fomentar o interesse pela carreira científica neste público. Houve uma movimentação dentro da CPG para este fim, que contou com o apoio dos servidores Bruno Pereira, Melissa Forato e Yuri Lima”, disse a docente, destacando a formação de Melissa como mestre em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp).

Melissa aponta que é importante que o pesquisador tenha em mente quem vai consumir e interagir com o blog. “Ter um público-alvo bem definido implica uma melhor escolha em relação aos temas a serem abordados e uma maior assertividade no uso da linguagem. Esse é um dos vários os aspectos a serem considerados. De qualquer modo, o pesquisador que se propuser a escrever para o blog da CPG encontrará uma equipe preparada para auxiliá-lo nesse processo adaptação da linguagem”, afirma a especialista.

A esse respeito, Melissa lembra que os pesquisadores estão habituados a se comunicar com seus pares, e esse discurso tem características próprias, as quais incluem o uso de termos técnicos e um detalhamento dos métodos utilizados. “Quando escrevemos para um blog, precisamos romper com alguns desses paradigmas da escrita acadêmica, tornando-a mais acessível e trazendo maior atenção do texto para os resultados. Além disso, um blog não tem o compromisso de respeitar normas técnicas de formatação, por exemplo, e pode abarcar diferentes linguagens (imagens, vídeos, charges, música, etc) – o que faz com que o pesquisador tenha mais liberdade de criação”, afirma a especialista.

A professora Cláudia lembra o diferencial do blog em relação à mídia tradicional. “Temas relacionados à saúde são de grande interesse do público geral, pois implicam em qualidade de vida, algo que todos almejamos. A mídia comum desempenha bem seu papel na divulgação dos resultados ou produtos gerados pelas pesquisas na área da Saúde. No entanto, seu foco está na valorização do resultado, ou seja, em comunicar a nova descoberta, o novo tratamento, a nova vacina, a nova tecnologia assistiva etc. Por esta razão, considero importante que nós pesquisadores façamos uso de canais de comunicação institucionais como o blog, para dar destaque ao desenvolvimento da pesquisa em si. Desse modo, aproxima-se a sociedade de questões pertinentes, como o apoio político, financeiro, de infraestrutura e de recursos humanos para o desenvolvimento das pesquisas, que impactam diretamente a saúde e a doença”, afirma a professora Cláudia.

Melissa complementa: “o destaque da pesquisa em Saúde na mídia poderia ser mais diverso, contemplando, além dos problemas da saúde pública e do SUS, os pontos fortes desse mesmo sistema - e a pesquisa é um deles, com toda certeza”.

As responsáveis pelo blog afirmam que o espaço está aberto a colaborações dos mais diversos temas. “Nosso objetivo é que todos participem, colaborando para evidenciar o caráter plural da Pós-graduação da FCM. Num futuro próximo, adequaremos nossas atividades de divulgação a algumas demandas sazonais, apoiando campanhas de prevenção como ‘Outubro Rosa’, por exemplo”, afirma Cláudia. Os interessados em contribuir com o blog podem entrar em contato com blogsaudepd@unicamp.br.

Confira as postagens mais recentes:

Descobertas sobre a doença de Crohn

Por Raquel Franco Leal

Convulsão é a mesma coisa que Epilepsia?

Por Li Li Min



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM