Biblioteca da FCM revisa planejamento estratégico para o período 2020-2024
Publicado por: Camila Delmondes
16 de dezembro de 2019

Compartilhar:

Visando o futuro, no dia 4 de dezembro, professores, alunos e funcionários da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, revisaram o planejamento estratégico da Biblioteca da FCM para o quadriênio 2020-2024. A atividade atendeu uma iniciativa da direção da FCM que, desde 2014, passou a sistematizar a realização de planejamentos estratégicos de suas áreas, centro e programas, a partir de um processo de gestão institucional.

Durante a oficina, os participantes foram estimulados a pensar o futuro, vislumbrando as atividades da Biblioteca da FCM para 2024. Os projetos propostos, na ocasião, serão acompanhados ao longo dos próximos cinco anos.

Durante a mesa de abertura do encontro o professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, coordenador da Comissão da Biblioteca da FCM, discorreu brevemente sobre a importância histórica das bibliotecas como instituições envolvidas na geração, preservação e transmissão do conhecimento. Destacou, também, as grandes transformações decorrentes das inovações tecnológicas ocorridas a partir da segunda metade do século XX, em especial a disseminação da tecnologia digital e da estrutura teleinformática.

“Tais inovações trazem novos desafios para o futuro, em especial a consolidação da biblioteca da FCM como um espaço acolhedor para o convívio, dotado de conectividade de alta qualidade, serviços especializados de ciência da informação na área da saúde e centralidade da localização. Tais inovações, em parte já empreendidas, representam significativo desafio em termos de mobilização de recursos humanos e materiais”, disse Nolasco.

Para a bibliotecária Rosana Evangelista Poderoso, coordenadora do Serviço de Biblioteca, o planejamento estratégico é um importante momento de reflexão sobre a abrangência dos atendimentos realizados na Área da Saúde da Unicamp. “A Biblioteca FCM sempre esteve à frente da modernização nas formas de produção e acesso ao conhecimento, incorporando todas as novas tecnologias que foram criadas, por isso sempre preparada para incorporar inovações futuras”, disse Rosana.

Para o diretor associado do SBU, Oscar Eliel, a realização de planejamento estratégico alinha os esforços institucionais e aumenta as chances da execução dos projetos. “No SBU, observamos resultados significativos, pois, seis projetos foram priorizados dentro do escopo estratégico da Unicamp, recebendo os montantes financeiros para execução que resultaram em melhorias significativas e duradouras para todas as bibliotecas que compões o sistema”, destacou.

De acordo com Eneida Rached Campos, funcionária responsável pelo Programa de Planejamento Estratégico da FCM – e que também contribui com as atividades de revisão de planejamento estratégico do SBU, desde 2015 – o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão essencial para o serviço. “A maneira pela qual geramos, guardamos, utilizamos e acessamos as informações em Saúde são irreversíveis”, ponderou.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM