AVC(Em)Cena termina neste sábado, 1
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) celebrado na quarta-feira (29), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp contou com programação especial de conscientização. Além de exposição multimídia realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e palestra sobre fatores de risco e prevenção, com o professor do Departamento de Neurologia da FCM, Wagner Avelar, a programação contou com recital de piano “Expandindo EmCena” de Vania Eger Pontes, doutoranda do Instituto de Artes (IA). Neste sábado (1), a comemoração continua no centro de Campinas, com esclarecimentos à população sobre fatores de risco, medição de glicemia, aferição de pressão arterial e do Índice de Massa Corpórea (IMC). 

Recital de piano explora movimentação e sugere: equilíbrio é a chave

Ao lado do câncer e das doenças cardiovasculares, o derrame (como também é conhecido o AVC) é uma das principais causas de morte no Brasil. Aliar o conhecimento sobre os fatores de risco e prevenção, a uma vida equilibrada, pode contribuir para diminuir o alto índice de mortalidade pela doença entre os brasileiros. Essa é uma das conclusões que se pode tirar do recital “Expandindo EmCena”, da pianista Vania Eger Pontes, executado na FCM. A apresentação surpreendeu o público presente ao explorar diferentes elementos em cena, para além do piano.

O recital é o desdobramento prático de pesquisa que investiga o movimento na técnica pianística. As chamadas técnicas expandidas, segundo explicou Vania, exploram outros recursos sonoros do instrumento, como as cordas (harpa) na parte interna do piano, percussão e uso de baquetas. “Explorar todos esses recursos implica uma nova postura corporal, que exige técnica de movimentação como estabilizar, equilibrar e dar fluxo de movimento”, explicou a artista.

“Equilibrar a mente e o corpo na adversidade, essa é a ideia”, disse o professor Jônatas Manzolli, coordenador do NICS e orientador da pesquisa. Ter um recital de piano em uma programação de conscientização do AVC, segundo ele, favorece a compreensão do público quanto à mecânica do corpo, a movimentação espacial e a cognição, fatores intimamente ligados ao bom funcionamento do cérebro. “A música propicia o equilíbrio entre a mente e o corpo, e o trabalho da Vânia é a expansão desse equilíbrio. Um equilíbrio instável, na ponta dos pés, nas situações do dia a dia que nos deixam com estresse”, explicou.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM