Aula magna do curso de Fonoaudiologia aborda trajetória de formação: “universo de possibilidades”
Publicado por: Camila Delmondes
24 de março de 2025

Compartilhar:

Aula magna do curso de Fonoaudiologia aborda trajetória de formação enquanto “universo de possibilidades”/Foto: Camila Delmondes

"Abracem a jornada com curiosidade e ajudem uns aos outros. A Fonoaudiologia transforma vidas, inclusive a nossa", disse a fonoaudióloga Thaís Antonelli Diniz aos ingressantes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp de 2025, durante Aula Magna realizada no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências Médicas, no dia 27 de fevereiro. Em sua exposição, a egressa do curso da Unicamp, hoje docente da PUC-Campinas, compartilhou sua trajetória profissional após a graduação.

"Tenho orgulho da formação que a Unicamp me proporcionou. Minha trajetória começou com a paixão pela audiologia, área que une exatas e saúde. Hoje, atuo na triagem auditiva neonatal do Hospital da Mulher (Caism), além de clinicar e lecionar na PUC, na graduação e pós-graduação”, disse Thaís.

Na ocasião, a profissional lembrou que a Fonoaudiologia é um campo amplo, que oferece oportunidades já na graduação. Nesse sentido, ela falou sobre a participação em atividades de iniciação científica, na organização da Semana de Fonoaudiologia (Semafon) e Atlética. Disse que cada uma dessas experiências lhe ensinou que o conhecimento deve ser compartilhado.

"A Universidade é um universo de possibilidades. Vocês vão enfrentar desafios, mas a resistência e o trabalho em equipe farão diferença. Lembrem-se: a mente que se abre a novas ideias nunca mais volta ao seu tamanho original. Levo daqui não só formação técnica, mas a certeza de que profissionais qualificados podem revolucionar até cidades pequenas".

A coordenadora do curso, Maria Francisca Colella dos Santos também deu boas-vindas aos estudantes, destacando que a formação na Unicamp já está consolidada nacionalmente. Vocês terão uma formação diferenciada, com ênfase em linguagem e uma equipe multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais, psicólogos e linguistas. Aproveitem as oportunidades, mas equilibrem atividades curriculares e extracurriculares. A saúde mental e a formação acadêmica devem vir sempre em primeiro lugar".

Foto: Camila Delmondes
Foto: Camila Delmondes
Foto: Camila Delmondes
Foto: Camila Delmondes

 



Notícias mais recentes



Semana FCM: 4 de abril

Semana FCM: 3 de abril

Semana FCM: 2 de abril

CINEADU Especial exibe o documentário “Madre”, no dia 1º de abril


Workshop híbrido Inria-Brasil em saúde digital


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM