Aula da Saudade e Dia do Branco marcam despedida da 48ª Turma de Medicina e entrada dos alunos do 4º e 5º anos no internato
Publicado por: Camila Delmondes
04 de novembro de 2015

Compartilhar:

Alunos da 48ª turma do curso de Medicina e dos quarto e quinto anos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, na manhã dessa quinta-feira (22), de duas cerimônias tradicionais e marcantes para a formação médica. A 48ª turma do curso de Medicina assistiu, pela manhã, a última aula do curso – a Aula da Saudade – proferida pelo médico socorrista da Unidade de Emergência Referenciada do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Diego Lima Ribeiro.

“Chorei ao montar a última aula dos alunos. Lembrei de tudo que passamos juntos, em grupos pequenos, no HC. Foi a primeira vez que dei uma aula para os 110 alunos ao mesmo tempo. Foi difícil controlar a emoção. Sinto-me feliz ao deixar plantado em cada um deles uma semente do que é ser médico, ainda mais nos dias de hoje”, revelou Diego, que foi aluno da FCM e hoje é, também, professor.

Após a Aula da Saudade, aconteceu o descerramento do quadro de fotos dos alunos no saguão da faculdade e da placa com o nome de todos os integrantes da 48ª turma do curso de Medicina da FCM, no memorial da faculdade.

O patrono da turma foi o médico Tiago de Araújo Guerra Granjeia e o paraninfo foi o médico Marcelo Schweller. Tiago e Marcelo ora eram convidados para paraninfo ora para patrono das turmas, em anos diferentes. Esse ano, ambos os professores foram convidados para serem patrono e paranifno, juntos. Deixando alguns discursos para as outras comemorações, eles escreveram para os alunos na rede social:

"Nossos queridos alunos. A saudade antecipada pela conclusão do curso de vocês é grande, mas não é maior que a expectativa de tê-los ao nosso lado na medicina. Curtam cada momento dos próximos dias, para que fique muito bem marcado o fim de uma bela história e o começo de outra, ainda melhor. Obrigado por nos incluírem de forma tão significativa na história de vocês. Estaremos sempre por perto. Parabéns a todos!"

Dia do branco

Ao entrarem para o internato médico, quando passam do quarto para o quinto ano curso de Medicina e ao passarem do quinto para o sexto ano, os alunos começam a usar a tradicional roupa branca. Esse evento acontece sempre no mês de outubro, quando termina um ano na graduação do curso e começa outro. A expectativa dos alunos é grande. Alguns trazem até a família. Em 2015, tanto a Aula da Saudade, para aqueles que estão se formando, quanto o Dia do Branco, para os alunos da graduação, foram marcados no mesmo dia.

Símbolos da tradição de uma faculdade que há mais de 50 anos forma excelentes médicos para o Brasil, ambos os eventos foram acompanhados por docentes e funcionários da FCM, entre eles o diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro e o coordenador do internato médico, Gustavo Pereira Fraga. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM