Aquarelas abstratas de Nena Rampazzo
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Liberata das Dores Rampazzo nasceu em Mogi Mirim, SP, onde viveu até os 24 anos de idade. Mudou-se para Campinas e formou-se em ciências contábeis. Trabalhou como contadora na tesouraria da Unicamp, até aposentar-se em 1984. Após a aposentadoria, começou a estudar artes e, em 1994, abriu o seu próprio ateliê. Fez mais de 130 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Por suas obras, recebeu troféus, medalhas e menções honrosas. É citada no livro Dicionário Catálogo Artes Plásticas Brasil-92, de Júlio Louzada e no catálogo do Museu de Arte Moderna de Campinas, SP.

A aquarela clássica é água, pigmento e papel. Para a exposição, Nena Rampazzo apresenta variações cromáticas de luz. A artista utiliza sal, parafina, gesso, colagem, pastel, nanquim e outros elementos. A mistura desses elementos com a aquarela clássica produz diferentes nuances de cores e manchas que criam abstrações. As duas técnicas – mista ou clássica – são bases da exposição que artista traz para a FCM da Unicamp.

“Aquarela é a minha paixão. Tendo água, papel e pigmento eu estou no céu. Dou aulas de aquarela no ateliê com dez interferências sem deixar de ver a luminosidade nela. Há trabalhos que necessitam de dez dias para ficar pronto”, explicou Nena durante a abertura da exposição ocorrida na tarde de quarta-feira (27) no Espaço das Artes da FCM. Diferente das aquarelas acadêmicas, os quadros de Nena partem para o abstrato algo que, na opinião da artista, nem todos gostam. Acostumada com polêmicas e exposições tumultuadas, ela é reticente ao dizer que parte do artista está em cada obra que cria. “Cada um tem uma ideação sobre o belo. Precisamos sair do lugar comum e repensar a arte”, comentou.

 

Serviço:

Aquarelas de Nena Rampazzo

De 27/10 a 26/11

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Espaço das Artes da FCM

Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM