Aprimoramento e Especialização recepcionam novos alunos e formandos apresentam trabalho de conclusão
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Na manhã de ontem (23), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou o XIV Seminário dos Cursos de Aprimoramento, com a recepção dos novos alunos das turmas de 2015 e premiação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das turmas de 2014, dos cursos de Aprimoramento e Especialização da faculdade. Na ocasião, o professor Fernando Cesar Chacra, do Departamento de Pediatria da FCM, ministrou a palestra “Contribuições do Aprimoramento na inserção dos profissionais da saúde na Rede Pública”, com destaque para uma atuação não-violenta no cotidiano de trabalho. O evento também prestou homenagem à professora Maria Valeriana de Moura, primeira coordenadora dos cursos de Aprimoramento da unidade.

Participaram da mesa de abertura, o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, a coordenadora dos cursos de Aprimoramento, Maria Inês Rubo de Souza Nobre, a coordenadora dos cursos de pós-graduação, Rosana Teresa Onocko Campos, a coordenadora do Cepre, Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, a diretora dos laboratórios do Hemocentro da Unicamp, Maria de Lourdes Barjas Castro e a assistente técnica de direção do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), Celi Aparecida Maia Thiago.

Para o diretor da FCM, Ivan Toro, não existe momento mais feliz para um dirigente do que a entrada de novos estudantes. “Como universidade estamos fazendo a nossa obrigação, que é disseminar o conhecimento para melhorar as condições de atendimento dos nossos pacientes”. De acordo com ele, mesmo a FCM tendo formado mais de dois mil aprimorandos desde o início do programa, esse número ainda é pouco, frente às demandas do país. “O Brasil precisa de muita gente melhor preparada em todas as áreas. Essa diretoria vai trabalhar sempre para formar mais profissionais e com melhor qualidade”, afirmou.

De acordo com o professor Fernando Chacra, os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento assistencial devem ter uma postura de ação não-violenta no cotidiano de trabalho, buscando sempre observar a condição de sujeito na relação com o outro, nesse, caso, com os pacientes. “É como se eu deixasse de ser o Fernando Chacra, pediatra, com toda a minha história, para me tornar um representante da medicina”, exemplificou.

Nesse sentido, o docente da FCM explicou que a dessubjetivação da ação acontece quando os profissionais da saúde passam a enxergar mais as questões relacionadas à patologia, diagnóstico e tratamento do que o próprio sujeito. “Perdemos a dimensão do todo, mas é preciso lembrar que os seres humanos têm diferentes dimensões (física e orgânica, psíquica, ético-espiritual, sociopolítica e cognitiva). A forma como essas necessidades são atendidas passam por nós, profissionais da saúde, que estamos atuando diretamente no cuidado dessas pessoas”, pontuou.

Saiba mais

A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. A duração do curso escolhido é de doze meses, exceto para o programa de Física Médica Aplicada à Radioterapia que é de 24 meses. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas. Veja mais



Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM