Apresentado plano de trabalho para o planejamento estratégico da Comissão de Pós-Graduação (2023-2026)
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de fevereiro de 2023

Compartilhar:

Ocorreu nesta quinta-feira (16), na secretaria da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, reunião para apresentação do plano de trabalho para o planejamento estratégico da unidade (Planes CPG 2023-2026). Participaram Eneida Rached Campos, orientadora metodológica do Planes da FCM, Cláudia Morelli, coordenadora da CPG, e Bruno Pereira, assistente técnico de apoio à Pós-Graduação.

Conforme esclarece Eneida, o planejamento estratégico funciona com um “guarda-chuva”, que abriga todas as mudanças desejadas para a unidade no quadriênio. “O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão”.

Claudia explica a importância do Planes para a CPG. “A Pós é uma das primeiras Comissões a implantar o planejamento estratégico, de acordo com determinação do diretor da FCM, Cláudio Coy. Estamos dando ciência à comunidade e incentivando que todos os núcleos formativos da CPG participem. No entanto, nesse momento, nosso foco são os programas de mestrado e doutorado”.    

Bruno Pereira, Cláudia Morelli e Eneida Campos em reunião na CPG. Foto: Karen Menegheti/ARPI

“A Faculdade está nos oferecendo uma ferramenta muito importante para que a gente possa nos organizar, com gestão e metas, e, ao mesmo tempo, mostrar para instituições como a CAPES que temos essa condição. Estamos aproveitando a expertise da Eneida e a disposição da FCM para nos apoiar em relação a isso”, continua a coordenadora da CPG.

Eneida lembra que, para elaborar os Planes da FCM, são utilizados os chamados documentos norteadores: Plano Estratégico da Unicamp 2021-2025, Planejamento Estratégico FCM 2016-2020 - revisão 2020-2022, Programa de Gestão FCM 2022-2026 e Avaliação Institucional da FCM 2014-2018. “À medida em que os planejamentos são implantados nas coordenadorias, surgem documentos norteadores próprios. O conjunto de reflexões das pessoas sobre os documentos e outros desafios que elas enfrentam no seu cotidiano vão desenhar o futuro, e isso ajuda a gente a se organizar, com o compromisso de vencer os desafios e se aproximar do que se deseja”.

Claudia complementa que o Planes da CPG é um documento que herda e organiza o conhecimento existente, bem como fica aberto a novas ideias. “A partir do planejamento estratégico, os futuros coordenadores, da CPG e dos programas, terão uma orientação, que poderá ser adaptada à sua realidade. Estamos muito felizes em começar e espero que muitos programas façam a adesão, em consonância com a CPG e com a FCM”.  

Por fim, a orientadora metodológica lembra que o Planes posteriormente passará por instâncias superiores, “para que possam ter ciência e o registro do que foi feito na CPG, pela importância que entendemos que tenha esse trabalho. O prazo depende de cada área, de acordo com suas especificidades, demandas e disponibilidade”.  



Notícias mais recentes



Diretório Científico Adolfo Lutz lança site com novas funcionalidades voltado a estudantes de graduação

Reunião DTG: Apresentação dos TCCs do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia


25 anos do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA)


Na Unicamp, secretário da Saúde diz querer ampliar cooperação com universidades

Adyléia Toro toma posse como coordenadora do Centro de Investigação em Pediatria

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM