ANAMT participa do Plano de Proteção à Gestante e Lactante na Câmara
Publicado por: Camila Delmondes
05 de julho de 2019

Compartilhar:

A presidente da ANAMT e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Marcia Bandini, representou a entidade no lançamento do Plano de Proteção à Gestante e Lactante no Poder Legislativo, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (03). A ação foi originalmente criada a partir de uma parceria do Ministério Público do Trabalho e do Conselho Nacional do Ministério Público com diversas instituições e entidades como o Conselho Federal de Medicina, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o Fórum Sindical Saúde do Trabalhador, a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia e o Ministério da Saúde.

Entre as propostas previstas estão a melhoria das condições de trabalho das gestantes e lactantes; a concessão de selo e cadastramento de empresas que possuam salas de apoio à amamentação; propor a revisão do tempo de licença paternidade; e a revisão da contagem do tempo de licença maternidade/paternidade em casos de bebês prematuros. O lançamento do programa na esfera legislativa trabalha para criar uma aproximação com deputados e senadores para o avanço de pautas.

“Saúde não se vende, saúde não se compra. O ideal é que nenhum trabalhador deveria trabalhar em condição insalubre. Mas, enquanto isso não acontece, é nosso dever proteger os mais vulneráveis – e é aí que se incluem as gestantes e lactantes”, afirmou Marcia Bandini, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. “A gente não quer que a gestante ou lactante deixe de trabalhar, e sim lhe dar melhores condições de trabalho para que este afastamento não seja necessário”.



Associação Nacional de Medicina do Trabalho


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM