Ana Carolina Coan recebe o Prêmio John Stobo Prichard da ICNA, maior expoente mundial da neurologia infantil
Publicado por: Camila Delmondes
07 de janeiro de 2022

Compartilhar:

“Felicidade”. Assim definiu a docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sobre o sentimento de receber a notícia de que em 2022 será contemplada com uma das maiores honrarias do mundo, no campo da neurologia infantil: o prêmio John Stobo Prichard, conferido pela International Child Neurology Association (ICNA).

“Fiquei muito feliz com essa indicação. Esse é um prêmio muito importante, de lifetime achivemment, que destaca o trabalho clínico e de pesquisa no campo da neurologia infantil, realizado por pesquisadores com menos de 45 anos”, disse Ana Carolina.

A premiação será entregue durante o 17º Congresso Internacional de Neurologia Infantil que será realizado pela ICNA de 03 a 07 de outubro, na Turquia. Na ocasião, Ana Carolina Coan será convidada para a conferência magna do prêmio, com o tema "O impacto das epilepsias no desenvolvimento e função do cérebro".

O chefe do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min, destacou a relevância da premiação recebida por Ana Carolina, no contexto das atividades de pesquisa, ensino e assistência, no campo da neurologia infantil, realizadas na Unicamp.

“Essa premiação corrobora o alto nível dos professores e pesquisadores que compõe o nosso Departamento. Com destaque para as áreas de neurologia infantil e epilepsia, nosso grupo está entre os cientistas mais influentes do Brasil e do mundo”, disse Li.

Sobre Ana Carolina Coan

Professora assistente de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da FCM e pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Cepid Brainn), Ana Carolina Coan desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Neuroimagem da FCM, com foco no uso de ressonâncias magnéticas estruturais e funcionais para a identificação de biomarcadores associados a fenótipos de epilepsias.

Suas pesquisas descrevem a rede de anormalidades cerebrais da substância cinzenta e branca em fenótipos distintos de epilepsias. Seus estudos prospectivos mostram que o dano cerebral difuso pode ser progressivo de acordo com a etiologia subjacente, e que essa progressão ocorre em casos farmacorresistentes, bem como naqueles com tempo prolongado de controle das crises. Também demonstra que o uso de neuroimagem multimodal pode melhorar a avaliação pré-cirúrgica não invasiva de indivíduos com epilepsias farmacoresistentes,  acelerarando e diminuindo os custos dessa avaliação.

Na atualidade, seu trabalho concentra-se na associação de fenótipos clínicos e anormalidades estruturais e funcionais do cérebro de diferentes síndromes epilépticas e seu impacto no desenvolvimento do cérebro.

Ana Carolina Coan também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), representante da área de neurologia infantil da Comissão de Educação da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e membro do Conselho Executivo da International Child Neurology Association (ICNA).



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM