Alunos e professores da FCM avaliam o curso de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
08 de novembro de 2017

Compartilhar:

Em 2017, alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, em dois momentos, de atividades de avaliação do curso de Medicina, conforme os procedimentos recomendados pela Pró-Reitoria da Graduação da Universidade. O primeiro aconteceu durante o mês de maio, quando os docentes estiveram reunidos em evento de capacitação e os estudantes debateram sobre o curso.

“O segundo momento aconteceu agora no mês de outubro, quando os alunos apontaram os pontos fortes e fracos do curso e teceram algumas recomendações, e os docentes discutiram no evento “Café com Educação”, os métodos avaliativos pelos quais os nossos alunos estão submetidos, como o Teste de Progresso, por exemplo” – acrescenta o coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM, Paulo Velho.

Ainda de acordo com Paulo Velho, as discussões foram tão positivas e enriquecedoras para as atividades de ensino da FCM, que passarão a acontecer periodicamente. “Os resultados dessas avaliações serão oportunamente publicizados para toda a comunidade docente e discente”, acrescentou.

“A avaliação é um dia em que os estudantes têm a oportunidade de discutir o currículo e a estrutura do curso, institucionalmente, bem como, levantar problemas e sugerir melhorias”, comenta a estudante Valeria Hiromi Arashiro Ota, do 2º ano de Medicina – e que explica também que a participação ativa dos estudantes nessas discussões é uma conquista reivindicada pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz, em 2016.

O evento organizado pelos estudantes no dia 9 de outubro contou, no período da manhã, com palestras de discentes da Faculdade de Medicina da Unesp, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, da USP e Famema, que apresentaram pontos fortes e fracos dos currículos de seus cursos. “A partir disso, foi possível embasar as discussões sobre o nosso curso, trazendo exemplos de outras faculdades e entendendo as limitações e realidades de outros currículos”, explica Valeria.

À tarde, os alunos foram divididos em cinco grupos: 1º, 2º, 3º e 4º anos e internato médico. O objetivo, ainda de acordo com a representante do CAAL, foi levantar os problemas acerca de cada ano e a partir de uma metodologia definida pelo próprio grupo. “Ao final, todos se reuniram novamente para a plenária, com o objetivo de compartilhar as conclusões e de modo a contribuir com a elaboração de um relatório final que será apresentado à coordenação do curso”, finalizou a estudante.

Veja também
FCM realiza oficina de avaliação do curso de Medicina com alunos e professores



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM