Alunos do 4º ano de Medicina participam de atividades no Hospital de Base do Distrito Federal
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de julho de 2022

Compartilhar:

Entre os dias 12 e 22 de julho, os alunos Felippe Tossini e Francisco Gonçalves, do 4º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, participaram de um estágio na área de cirurgia do trauma no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), em Brasília (DF). O estágio foi articulado pelo professor Gustavo P. Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM e pelos médicos cirurgiões do Trauma do HBDF, Rodrigo Caselli Belém e Renato Lins.

O HBDF é referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento em traumatizados e reúne uma equipe de oito cirurgiões do trauma, bem como com médicos residentes em Cirurgia do Trauma e em Cirurgia Geral. O atendimento ao paciente vítima de trauma é organizado de modo que há um pronto socorro disponível 24 horas, bem como é referência para pacientes transportados pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. Além disso, a equipe conta ainda com um corpo de profissionais de enfermagem experiente e dedicado ao cuidado desse tipo de paciente.

Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os residentes e chefes de equipe no atendimento e tratamento de muitos pacientes vítimas de trauma, desde casos mais simples, como quedas da própria altura, até ferimentos por Projétil de Arma de Fogo (PAF), Perfuração por Arma Branca (PAB) e colisões automobilísticas com cinemática importante. 

“Tivemos o privilégio de acompanhar casos que passam por todas as instâncias do atendimento ao traumatizado, aplicando todos os pormenores do ATLS, um dos principais cursos de atendimento ao trauma no mundo. Isso nos permitiu ter uma visão global do atendimento e a importância de um centro referência no tema, composto por uma equipe altamente especializada”, disse Francisco Gonçalves sobre a rotina de estágio. 

“A equipe desde o começo foi muito receptiva e nos abraçou como se fôssemos da casa. Os residentes e chefes de equipe sempre nos explicavam o porquê da conduta em cada paciente, relacionando com a cinemática do trauma e os critérios clínicos que os pacientes apresentavam. A comunicação mútua entre os líderes e os membros das equipes era visível. Cada membro se responsabilizava por estabilizar via aérea, ventilação ou outro atendimento do protocolo do ATLS. Isso mostrava uma grande sincronia de trabalho”, declarou Felippe Tossini, sobre sua relação com a equipe do HBDF. 

Os alunos foram gratos ao colega de sala Bernardo Lara e sua família, que os hospedaram durante o estágio. Agradeceram também aos chefes do serviço, os médicos: Rodrigo Caselli Belém, Renato Lins, Wellington Santos; e aos cirurgiões do trauma da equipe: Marco Antônio Mendes Rocha, Arnaldo Nacarato, Larissa Michetti, Rivian Xavier, Rosana Galetti e outros. Os residentes Pablo Borges, Lucas Azevedo, Thaís Nogueira e Bianca Dantas Vieira foram essenciais no desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos.

 



Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM