Alunos do 2º ano de medicina ministram curso de primeiros socorros
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A primeira turma de inscritos para o curso de Primeiro Socorros para leigo participou, no dia 16 de junho, de atividades teóricas e práticas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O curso foi conduzido por alunos do segundo ano do curso de medicina com a supervisão dos professores da disciplina de cirurgia do trauma.

“Este curso é o encerramento da disciplina MD 344 sobre suporte básico de vida e primeiros socorros. É a prova final dos alunos. Eles devem ensinar os leigos como fazer atendimento em situações de urgência”, explicou o médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina.

João Carlos Ribeiro do Vale trabalha na área de transporte da DGA da Unicamp. Ele ficou sabendo do curso pela CIPA e achou que curso era a oportunidade de aprender sobre atendimento de convulsões e reanimação cardiorespiratória que podem ser útil no seu trabalho. “Estamos sujeitos em encontrar uma situação que necessite de atendimento de urgência. É importante ter um conhecimento mínimo para uma eventualidade de socorro”, disse.

Marcelo Vizechi, Caroline Baldi e Gabriela Cipro fazem especialização em Patologia Clínica na FCM. Marcelo nunca tinha feito um curso voltado para Primeiros Socorros e relatou que no final do ano passado sua mãe sofreu em engasgo durante um churrasco. “Por sorte minha irmã sabia fazer a manobra, mas eu não saberia fazer”, revelou.

Caroline Baldi nunca passou por uma situação semelhante, mas quis conhecer as técnicas de Primeiros Socorros. “A prática reforçou a teoria que vimos na sala de aula”, disse. Gabriela Cipro disse que na teoria aprende-se tudo, mas a prática é bem diferente. “Ter o contato, relembrar a teoria e fazer a prática em todas as estações faz diferença”, comentou Gabriela.

Mila Cunha é fisioterapeuta e atua em escola de educação infantil e disse que a questão do engasgo é bem comum. Assim como as dúvidas. “Eu nunca passei por uma situação dessas, mas no ‘achismo’ a gente sempre acaba complicando. É bom saber os procedimentos corretos. Vou transmitir o que aprendi aqui às educadoras que passam mais tempo com as crianças”, disse.

Os segundoanistas Vitor Busnardo, Pedro Ueda, Guilherme Henrique e Michel Stockler relataram como foi a experiência de passar para diferentes pessoas inscritas no curso aquilo que aprenderam em sala de aula durante o primeiro semestre do segundo ano do curso de medicina.

Michel contou que na parte teórica foi ensinado para turma os procedimentos para desengasgar adultos e crianças, ressuscitação cardiopulmonar em adulto e criança, convulsões, queimadura, afogamento e o protocolo de procedimentos de vias áreas, respiração, circulação, déficit neuronal e exposição (ABCDE) entre outros. “As apresentações foram divididas em grupos e depois todos apresentaram a parte prática. As dúvidas foram muitas. Os alunos se demonstraram muito interessados”, explicou Guilherme.

Vitor Busnardo disse que a responsabilidade em passar os conhecimentos de Primeiros Socorros é grande, mas a recompensa é maior. “Existem mitos nessa área de Primeiros Socorros e as pessoas compartilham coisas sem saber se é verdade”, disse. Pedro Ueda espera receber nota dez na avaliação. Ele disse que todos os alunos se preparam. “Se passarmos alguma coisa errada, as pessoas vão fazer errado e as consequências vão ser grandes. Por isso nos preocupamos em passar as informações corretas”, disse.

De acordo com Gustavo Fraga, as aulas teóricas preparadas pelos alunos foram interessantes, interativas e a parte prática foi a que os leigos mais gostaram. “Acho que dá para dar até nota 9,9 para os alunos”, disse.

Segunda turma do curso

A segunda turma do curso de primeiros socorros participou no dia 23 de junho de aulas preparadas pelos alunos do segundo ano do curso de medicina. As aulas foram no anfiteatro 1 da FCM e sala de aula. Em seguida, eles tiveram tiveram a parte prática do curso, nas arenas da faculdade. As atividades práticas foram acompanhadas pelas equipes Renovias, Autoban e Rota das Bandeiras.

O curso de primeiros socorros para leigos é realizado, anualmente, em junho, pela disciplina do trauma do curso de medicina da FCM e envolve alunos, docentes e funcionários da faculdade.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM