Alunos de Farmácia participam de aula simulada de atendimento farmacêutico e clínico
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Cena 1: uma pessoa chega na farmácia a procura de um medicamento que já está acostumada a tomar, mas não encontra. A farmacêutica lhe sugere um medicamento similar. O cliente porém, tem dúvidas: vai fazer o mesmo efeito, pode tomar junto com a refeição, pode mastigar ou cortar?

Cena 2: um paciente internado precisa tomar um medicamento prescrito pelo médico. A farmacêutica clínica, porém, ao falar com a família descobre que o paciente é alérgico. A sugestão é trocar o medicamento. Para isso, ela deve explicar a situação e convencer o médico de que é o melhor para o paciente.

As duas cenas aconteceram na quarta-feira (1) dentro da Sala de Simulação de Consultório do Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A experiência – inédita para os 28 alunos do terceiro ano do curso de Farmácia da Unicamp – faz parte da disciplina Assistência e Atenção Farmacêutica, conduzida pela professora Patrícia Moriel. De acordo com Patrícia Moriel, a simulação realística é um método inovador de treinamento. Utilizando atores, o ambiente reproduz, através de cenários clínicos, experiências da vida real.

“O uso da simulação realística permite aos alunos praticar as habilidades necessárias em um ambiente que permite erros e crescimento profissional, sem arriscar a segurança do paciente. Durante a aula são avaliados aspectos atitudinais do trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança”, explicou Patrícia.

“Eu quase acreditei”. “A gente sabe que não é real, mas dá a sensação”. “Fiquei tensa”. “Eu estava quase chorando”. Estes foram alguns dos comentários da primeira turma que participou da simulação. O ator Adilson Ledubino, que fez os dois personagens, já atua junto a outra disciplina do curso de Medicina e disse que a simulação “ajuda a colocar o aluno em contato com desafios que encontrarão na carreira profissional”.

“Muitas de nós já passamos por essas experiências. Essa é uma postura de aprendizado diferente. A todo momento vocês serão questionados sobre o conhecimento de vocês, ainda mais com a bagagem e o currículo da Unicamp”, disse Patrícia aos alunos.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM