Alunos de arquitetura expõem desenhos em Modelo Vivo na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp expõem desenhos executados a partir de Modelo Vivo no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A abertura da exposição aconteceu na quarta-feira (15) na FCM e fica até o dia 1º de Maio. A curadoria da amostra é do professor do Instituto de Artes e também da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Marco Do Valle.

De acordo com Marco, orientador da disciplina de desenho que acontece no primeiro semestre do primeiro ano do curso de arquitetura, o ensino de modelo vivo para alunos do curso de arquitetura é muito antiga, e no Brasil vem desde a época da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer teve aulas de desenho com Modelo Vivo e este aprendizado é bastante visível em sua arquitetura e na arquitetura brasileira. (Veja história).

“Apesar da alta tecnologia e do uso de computadores para fazer projetos, o desenho é um instrumento fundamental para o arquiteto desenvolver sua criatividade para pensar novos modelos e volumetrias. Em 2003, conversando com Niemeyer, falei que ensinava desenho usando Modelo Vivo, ao que ele me disse: muito bem!”, revelou Marco.

A aluna Helena Goes Monteiro Bossolan relatou que a modelo Victoria Lima Hernandez Rincao fazia de 10 a 15 poses por aula, com a duração de um minuto e meio entre cada uma das poses. Os 22 alunos tinham que transmitir para o papel o que estavam observando. Segundo Helena, “conseguir captar as características da modelo e transmiti-las para o papel auxilia muito na formação do arquiteto. É importante o arquiteto enxergar ao seu redor e conseguir passar isso na sua obra”, comentou.

Thais Vasconcelos Waak sempre gostou de desenhar o corpo humano, mas nunca havia trabalhado com Modelo Vivo e disse que o corpo humano é um exemplo natural para estabelece proporções, conceito importante para arquitetura. “Se o arquiteto tem a capacidade de desenhar o que ele está observando, ele consegue reproduzir bem o que tem na mente, como o projeto de um edifício”, exemplificou.

Veja lista de todos os alunos que expõem no Espaço das Artes da FCM

Ilustração: Thais Vasconcelos Waak

Arte: Natan Soares Ferreira



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM