Aluno e docentes de Medicina da FCM são premiados por mérito acadêmico e científico pela SMCC
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de julho de 2023

Compartilhar:

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realizou, em 24 de junho, cerimônia no para entrega dos Prêmios Mérito Acadêmico e Científico. Na ocasião, Matheus Candido Barbosa, aluno do 6º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi um dos premiados na categoria Mérito Acadêmico. Além dele, os docentes Maria Angela Bellomo Brandão e Sergio Rocha Piedade foram reconhecidos na categoria Mérito Científico. A entrega das honrarias foi feita pelo diretor científico da entidade, Antonio Condino Neto, no Clube de Campo de Campinas.

Prêmio Mérito Acadêmico

O Prêmio Mérito Acadêmico é entregue a três pessoas. Em segundo lugar, ficou o trabalho “Determinants and prognostic value of in-hospital infection in patients waiting for permanent pacemaker implantation”, de autoria do aluno Matheus Barbosa. O trabalho também é assinado por pesquisadores da FCM e das Universidades Federais do Acre e Paraná. Foi entregue a quantia de R$ 900 e certificado.

Matheus Barbosa, do 6º ano de Medicina da FCM: "satisfação e felicidade". Foto: divulgação/SMCC

“Obter o reconhecimento do meu projeto pela SMCC em meio a diversos trabalhos incríveis me gerou uma grande sensação de satisfação e felicidade. Satisfação em ter um trabalho premiado por uma sociedade renomada, o que faz valer a pena todo o esforço empregado, e felicidade, pois demonstra o potencial da nossa pesquisa em poder ajudar os serviços de saúde e os pacientes - que é o nosso grande objetivo. Essa experiência impulsiona a continuar me dedicando ainda mais às atividades”, declarou Matheus.

Prêmio Mérito Científico

No Prêmio Mérito Científico, são escolhidos três trabalhos, um de cada Departamento Científico da SMCC, e todos são premiados de forma igualitária – valor de R$ 2.000, além de placa e certificado.  

Um dos classficados da FCM foi o estudo “Management of children with functional constipation referred to tertiary care”, da professora Maria Angela Bellomo Brandão, do Departamento de Pediatria da FCM, que também é assinado por pesquisadoras da FCM e da Universidade de Toronto.

Maria Angela Bellomo Bradão recebe láurea de Mérito Científico de Antonio Condino Neto. Foto: divulgação/SMCC

“Gostaria de agradecer aos colegas e aos nossos pacientes que participaram do estudo. Esse prêmio da SMCC se consolida ao longo dos anos, e não poderia ser diferente aqui na cidade de Campinas. É o reconhecimento por todo trabalho que estamos realizando na FCM, comprovando mais uma vez sua inserção a nível regional e nacional”, disse Maria Angela.

Já o outro contemplado pela Faculdade foi o artigo “Rehabilitation And Advances In Surgical Reconstruction For Anterior Cruciate Ligament Insufficiency: What Has Changed Since The 1960s? – State Of The Art”, de autoria do professor Sergio Rocha Piedade, do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM, além de pesquisadores do Núcleo de Estudos do Instituto Wilson Mello, Instituto de Pesquisa Ortopédica de Sydney; e Barts e a Escola de Medicina e Odontologia de Londres.

 Professor Sergio Piedade, do DORT/FCM, não pôde comparecer à cerimônia. Foto: divulgação/SMCC

“O reconhecimento recebido pelo Prêmio Mérito Científico é uma grande satisfação para todos os colegas envolvidos no desenvolvimento deste projeto. Nos últimos 15 anos, os trabalhos realizados com pesquisadores nacionais e de países como França, Itália, Austrália, Estados Unidos, Alemanha e Portugal têm contribuído para que a Medicina Esportiva da Unicamp tenha representação de destaque no cenário nacional e internacional”, afirmou Piedade.

Além deles, foi premiado o trabalho da médica Mariana Zorron Mei Hsia Pu, que atua nos grupos de Gastroenterologia e Endocrinologia Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, intitulado: “Can continuous glucose monitoring predict cystic fibrosis-related diabetes and worse clinical outcome?”. O estudo é fruto do resultado de sua tese de doutorado e contou com a participação de todo o grupo de Fibrose Cística, incluindo os docentes da FCM Antônio Fernando Ribeiro e José Dirceu Ribeiro. Na ocasião, Mariana agradeceu a todos que participaram do estudo, pacientes, colegas de trabalho e à SMCC pelo incentivo. "A gente acaba ficando muito feliz por ser reconhecido e isso nos incentiva a querer cada vez mais buscar a excelência na parte científica, passando isso também para os nossos colegas, alunos, residentes, etc”.

Prêmio Paes Leme

Outra honraria entregue na ocasião foi o Prêmio Paes Leme 2023. Um dos escolhidos foi o docente voluntário do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM, Heitor Panetta. O prêmio é entregue a quem tem desempenhado um papel fundamental em suas respectivas áreas. Panetta recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente da SMCC, José Roberto Amade. 

Heitor Panetta, da FCM, ladeado por Fátima Bastos, presidente da SMCC, e Roberto Amade, 1º vice-presidente da entidade. Foto: divulgação/SMCC

Sobre a SMCC

Fundada em 1925, a entidade está dedicada a oferecer aos associados serviços e benefícios que promovam a troca de conhecimento entre os profissionais, áreas correlacionadas e contato com a comunidade através de projetos sociais. A Sociedade vive um momento de inovação com ações, campanhas e eventos inéditos. Estão em curso a revisão de processos e gestão; com promoção de melhorias nos serviços e benefícios.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM