Aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM é premiada em Encontro Internacional de Audiologia
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
21 de maio de 2024

Compartilhar:

Ayla Gabrielle Paschoalon de Mello, aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, recebeu menção honrosa (3º lugar) por trabalho apresentado no 39º Encontro Internacional de Audiologia (EIA). Promovido pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA), o evento foi sediado em São Paulo de 8 a 11 de maio. Maria Francisca Colella-Santos, professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDRH) da FCM, que também preside a ABA, é orientadora de mestrado de Ayla.

O trabalho premiado, “Desempenho de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) no Teste de Processamento Espacial de Sentenças no Ruído (PROSER)”, também é assinado pelos pesquisadores da Unicamp: Nadia Giulian de Carvalho, Thalita Ubiali, Leticia Reis Borges-Ifanger, Bruno Sanches Masiero, além de Maria Francisca.

Para Maria Francisca, o tema da pesquisa é inovador, inscrito no mote desta edição do encontro (Tecnologia e Inovação). A docente explica que o trabalho se destacou entre os quase 300 avaliados, obtendo a terceira maior média final. “Foi muito importante ter sido premiado no evento mais importante da Audiologia da América do Sul. Isto revela a excelência das nossas pesquisas”, avaliou. O encontro teve ainda a exposição em formato de pôster de vários trabalhos de graduação e pós-graduação da FCM. Também participaram como palestrantes as docentes do DDRH: Christiane Marques do Couto, Maria Cecilia Lima, Maria Isabel Ramos do Amaral e Amanda Zerbeto. 

Maria Francisca Colella-Santos e Ayla Gabrielle Paschoalon de Mello: terceiro melhor trabalho entre cerca de 300 avaliados. Foto: divulgação/ABA

“Existe uma vasta gama de questões que exigem nossa atenção e expertise, como: a formulação de políticas públicas em saúde auditiva, a análise do impacto do ruído e meio ambiente na audição e o aprimoramento dos métodos de diagnóstico e reabilitação auditiva e vestibular em todas as faixas etárias. Além disso, é fundamental reconhecer a importância da educação contínua e do desenvolvimento profissional em nossa jornada rumo à excelência”, discursou a professora da FCM no congresso.

Entre os palestrantes, estiveram quatro internacionais, 197 nacionais (docentes e pesquisadores) e 30 estudantes de pós-graduação. Visando a integração entre as pesquisas desenvolvidas em Audiologia no país, participaram membros de Instituições de Ensino Superior, Programas de Pós-graduação e Centros de Referência em Distúrbios da Audição. A programação científica foi distribuída em 11 grandes áreas.

Maria Francisca, presidente da Academia Brasileira de Audiologia e docente da FCM, discursa no encontro. Foto: divulgação/ABA

Sobre o EIA

O Encontro Internacional de Audiologia, organizado pela Academia Brasileira de Audiologia-ABA, tem se consolidado como o mais importante da área no Brasil. A programação científica de excelência é constituída por atividades diversificadas, desenvolvidas por renomados palestrantes nacionais e internacionais, com destaque para os avanços tecnológicos e a inovação, visando propiciar atualização importante para a prática profissional em Audiologia.

Sobre a ABA

A Academia Brasileira de Audiologia é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi fundada em maio de 2001. Tem a cooperação e o apoio de instituições internacionais, promovendo um intercâmbio de conhecimentos. É uma associação formada por docentes e pesquisadores, com o objetivo de divulgar a Audiologia para toda a comunidade e permitir a troca de experiências e a integração entre os profissionais da área. Sua missão é fortalecer a Audiologia nacional, promovendo a educação continuada, o avanço das políticas públicas, o suporte à pesquisa e à excelência nas atividades profissionais.


Veja também

Maria Francisca Colella-Santos toma posse como diretora-presidente da Academia Brasileira de Audiologia



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM