Aluna da FCM recebe o prêmio de melhor apresentação de pôster no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica
Publicado por: Camila Delmondes
13 de maio de 2024

Compartilhar:

A delegação de estudantes da FCM, acompanhada pelos professores Gustavo Pereira Fraga e Andrea de Melo Alexandre Fraga, foi a maior do 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica oriunda de uma mesma Universidade/Foto: Divulgação 

A aluna do 3º ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Helena Alves Freire dos Santos, recebeu o prêmio de Melhor Apresentação de Pôster, durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica. Realizado em Portugal, de 28 a 30 de abril, o evento reuniu acadêmicos de diversas partes do mundo. Acompanhada pelos professores do departamento de Cirurgia e Pediatria, Gustavo Pereira Fraga e Andrea de Melo Alexandre Fraga, a delegação de estudantes da FCM, da qual Helena fez parte, foi a maior no evento oriunda de uma mesma Universidade.

Intitulado “Disseminação de Conhecimento Científico nas Redes Sociais por uma Liga Acadêmica de Trauma”, o trabalho realizado por Helena teve como orientadores o coordenador da Liga do Trauma da Unicamp, Thiago Rodrigues Araujo Calderan, o docente do Departamento de Cirurgia da FCM, Gustavo Pereira Fraga e a docente da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp, Ana Paula Boaventura.

Segundo explicou a estudante, a sua pesquisa buscou melhor compreender as métricas das redes sociais, em especial o Instagram, em relação ao conhecimento científico. O entendimento sobre a maneira pela qual o público recebe as informações publicadas contribui para que os ligantes da Liga do Trauma atuassem de forma mais efetiva no compartilhamento de informações educacionais e campanhas de prevenção.

“Analisamos curtidas, comentários, compartilhamentos, alcance e visualizações dos posts, reels e stories. Com isso, vimos que mostrar o rosto das pessoas faz com que mais pessoas interajam, o post se torna mais pessoal e consequentemente mais atrativo. Posts sobre assuntos em alta no momento – como um acidente, uma fatalidade ou uma data de conscientização – são boas pautas para serem abordadas nas redes sociais, uma vez que as pessoas estão em busca dessas informações”, explicou Helena.

A estudante do 3º ano do curso de graduação em Medicina da FCM, Helena Alves Freire dos Santos, recebe prêmio de Melhor Apresentação de Pôster durante o 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica, realizado em Portugal, no mês de abril/Foto: Divulgação

Para Helena, o prêmio foi uma grata surpresa. “Ganhar esse prêmio foi incrível! Não imaginava que ganharia dentre vários outros trabalhos, mas com certeza foi um momento que fechou com chave de ouro a Onda Amarela que levamos até Portugal! Quando ouvi meu nome sendo chamado no palco, era como se vários nomes estivessem sendo chamados juntos também, os nomes dos meus familiares que sempre me incentivaram e me apoiaram, dos meus amigos que estavam ali comigo em Portugal ou em Campinas, dos professores que fizeram com que esse trabalho acontecesse”, disse.

A estudante afirmou, ainda, sentir-se orgulhosa pela oportunidade e representar o Brasil e o curso de Medicina da Unicamp, no evento internacional. “Foi uma honra. Sem dúvidas, um dos momentos mais especiais e felizes da minha vida! Como uma mulher negra, vinda da periferia de São Paulo, é muito gratificante e representativo esse prêmio, poder mostrar a outros jovens que é possível viver grandes coisas a partir da Educação. Fico muito feliz em trazer esse prêmio para casa e sinto que é um lembrete para valorizarmos a ciência brasileira!”.

O coordenador da Liga do Trauma da Unicamp, Thiago Calderan, comentou sobre a importância do prêmio na vida estudantil. "É muito importante que os acadêmicos comecem a conhecer o ambiente científico da área médica desde cedo. A Liga do Trauma proporciona isso, com seus congressos regionais, nacionais ou internacionais. Receber uma premiação em congresso internacional é a chancela de que estamos no caminho certo. Parabenizo a dedicação de todos que estiveram juntos e principalmente a Helena, membro da Liga do Trauma da Unicamp".


Fique por dentro
A participação dos estudantes da FCM no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica integra a programação do Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre acidentes de trânsito. Acompanhe a programação da Liga do Trauma da Unicamp e a Disciplina de Cirurgia do Trauma, no Instagram, e fique por dentro do calendário de atividades.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM