Aline Souza, aluna do mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, é selecionada para Emerging Leaders in the Americas Program
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
12 de julho de 2023

Compartilhar:

Aline Priscila de Souza, aluna de mestrado do programa em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi contemplada com bolsa integral para o Emerging Leaders in the Americas Program (Programa Líderes Emergentes nas Américas – ELAP 2023-2024). A discente é orientada pelo professor Jose Dirceu Ribeiro, do Departamento de Pediatria da Faculdade.

O Emerging Leaders in the Americas Program tem duração de 5 a 6 meses. Aline deve chegar ao Canadá em setembro, quando iniciam as aulas na Universidade de Waterloo. A aluna foi uma das selecionadas entre países da América do Sul. Além dessa região, o programa engloba toda a América Central, México e Caribe.  

Aline conta que o processo seletivo começou por meio do contato com o professor Plinio Morita, do departamento da Escola de Ciências da Saúde Pública da Universidade de Waterloo, que aceitou orientar seu estudo no país. A ponte foi feita por sua coorientadora do mestrado, Paula Dornhofer Paro Costa, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp. O período entre inscrição e aprovação levou em torno de quatro meses. 

Seu projeto de pesquisa de mestrado analisa as correlações entre temperatura do ar ambiente, umidade relativa e poluição do ar e a prevalência de doenças respiratórias em crianças e adolescentes atendidos na emergência do Hospital de Clínicas da Unicamp. No Canadá, Aline estudará dados ambientais públicos e de sensores inteligentes sobre variáveis de poluição, umidade relativa e temperatura, através de técnicas de ciências de dados (Data Science e Big Data), visando obter insights de saúde pública relacionados a doenças respiratórias e cardiovasculares.

“Receber a notícia da aprovação foi um momento muito emocionante para mim, meus orientadores e família. Todos ficamos muito contentes com a oportunidade.  O programa de pesquisa da Universidade de Waterloo viabilizará a colaboração com os principais especialistas no campo da Ciência de Dados, especialmente sob a orientação do professor Plinio Morita e equipe do Ubiquitous Health Technology Lab”, declarou Aline.

Qualificação de mestrado de Aline, ocorrida em 10 de julho. Da esquerda para direita: Marcos Tadeu Nolasco (membro titular da banca); Carla Gomez (coorientadora); Aline Souza; Paula Costa (coorientadora, FEEC); Jose Dirceu Ribeiro (orientador); e Simone Appenzeller (membro titular da banca). 

Interdisciplinaridade

A discente do mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente lembra do caráter interdisciplinar do programa no exterior. “Essa experiência aumentará minhas habilidades de pesquisa, ampliando a compreensão da análise de dados no contexto da saúde e permitirá que eu contribua para o estudo do impacto das mudanças climáticas na saúde pública. A abordagem interdisciplinar facilitará o crescimento da pesquisa e expandirá nossas perspectivas no campo”.

Jose Dirceu Ribeiro, orientador do mestrado, reitera que equipes interdisciplinares podem maximizar a visão crítica. O docente afirma que, em sua pós, Aline já trabalha com profissionais de diferentes áreas da Unicamp: o próprio Dirceu (Pneumologia Pediátrica/FCM) e as coorientadoras Carla Cristina Souza Gomez (Fisioterapia/FCM) e Paula Dornhofer Paro Costa (Engenharia de Computação/FEEC); e os colaboradores Ana Avila (Meteorologia/CEPAGRI), Eliana Faria (Patologia Clínica/FCM), Eulalia Sakano (Otorrinolaringologia/FCM), Andrea Fraga e Andressa Peixoto (Emergência Pediátrica/FCM e HC), entre outros.

Internacionalização

Aline aponta que o programa ELAP produzirá frutos que terão continuidade científica. “O programa não apenas enriquecerá o meu trabalho acadêmico, mas também trará benefícios significativos para a Unicamp. Essa parceria pode levar a projetos conjuntos de pesquisa, trocas de conhecimento e futuras colaborações entre as duas universidades. Essas inciativas promovem uma perspectiva global e facilitam o compartilhamento de melhores práticas e metodologias de pesquisa inovadoras”.

Dirceu complementa que a inserção internacional de alunos de pós-graduação da FCM traz benefícios tanto para o aluno quanto para a faculdade: visão crítica de pessoas de vários países; publicações em periódicos de alto impacto, com possível cooperação internacional; promoção dos pesquisadores em seu país de origem; enriquecimento de currículo; desenvolvimento de habilidades profissionais; possibilidade de crescimento teórico e prático em áreas específicas; e ideias para novos projetos de pesquisa.

Por fim, o professor do Departamento de Pediatria afirma que a aprovação de Aline é um marco para maximizar os estudos em poluição, alterações climáticas e doenças respiratórias, servindo de exemplo para os pós-graduandos da FCM. “O mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente tem estimulado a inserção de seus alunos em universidades estrangeiras. O professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, atual coordenador do programa, é um entusiasta das inserções internacionais e, junto com a comissão do curso, tem estimulado a participação de alunos em programas como esse”.

Sobre o ELAP

O Programa de Líderes Emergentes nas Américas, concebido pelo Governo do Canadá em 2009, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre instituições de ensino superior no Canadá e nas Américas. As bolsas oferecem aos alunos desses países oportunidades de intercâmbio de curto prazo para estudo ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses.  



Notícias mais recentes



Reunião DTG: Obesidade - A epidemia do milênio


Webinar gratuito "Advances in Mouse Phenotyping and Glial-Immune Mediated Neuroinflammation”


Semana FCM: 4 de abril

Semana FCM: 3 de abril

Semana FCM: 2 de abril

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM