A arte instintiva de Yoneia Martins
Publicado por: Camila Delmondes
06 de setembro de 2018

Compartilhar:

A psicóloga e artista plástica Yoneia Queiroz Bezerra Martins expõe suas esculturas e pinturas até o dia 26 de setembro no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. São 25 quadros e 6 esculturas escolhidas pela artista, de sua coleção pessoal, para a exposição Frestas.

“As cores são vibrações. Hoje, é meio automático e instintivo as escolhas que faço. Pinto qualquer coisa. Fui para Nova Iorque na casa de uma amiga e encontrei um monte de peças minhas. Fiz dois quadros para o professor Pinotti. Um, ele achou que era uma foto. Várias das telas que trouxe são premiadas e as esculturas também”, revelou Yoneia antes da abertura da exposição.

Yoneia começou muito jovem a pintar, ainda quando estudava no ensino médio no Centro de Artes de Santos. Em Campinas, continuou seus estudos e recebeu a influência de Bernardo Caro, artista e ex-diretor do Instituto de Artes da Unicamp e do pintor Wladimir Rodianoff.

“Nossa casa é quase um museu, com quadros e esculturas por todos os lados. Convivo com a arte desde que conheci Yoneia”, disse o pediatra José Martins Filho,  professor emérito e ex-reitor da Unicamp e ex-diretor da FCM.

Na pintura, a artista apresenta tendências e estilos variados que vão desde a pintura moderna até pinturas clássicas e,  também, algumas com características naifs. Suas obras estão espalhadas por São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e outras cidades brasileiras, além dos Estados Unidos e Espanha.

“O Espaço das Artes foi criado para acolhermos e expormos obras de diversos artistas. Para a FCM, é honroso receber as obras de Yoneia. Essa é, também, uma oportunidade para exercitar nosso olhar e agregar novas percepções ao dia-a-dia de todos que circulam pela faculdade”, comentou Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM.

Atualmente, Yoneia se dedica inteiramente à arte. Já apresentou trabalhos na mostra de arte realizada pela Escola de Cadetes de Campinas. Em maio de 2018, participou da 1ª Mostra de Arte da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

“É bom ter espaços de arte na Unicamp. A arte tem a capacidade de reunir pessoas e acolher famílias. Parabéns à FCM por manter esse espaço e prestigiar os artistas da Unicamp e de Campinas”, pontuou Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, presente na cerimônia de abertura da exposição.

A exposição Frestas fica até 26 de setembro, das 8 às 19 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, no saguão do prédio-sede da FCM, à rua Albert Sabin, s/nº, cidade universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP. A exposição é aberta ao público.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM