8ª Semana de Pesquisa termina nesta quinta (21) com premiação de trabalhos
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A 8ª Semana de Pesquisa da FCM termina nesta quinta-feira (21), às 16 horas, com a premiação dos três melhores trabalhos apresentados durante o evento que começou no dia 20 de maio. (Veja matéria). A programação reuniu a produção científica da faculdade com o objetivo de facilitar o contato entre os diferentes grupos de pesquisa da unidade. Os 148 trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora que avaliou o trabalho e a apresentação oral dos pôsteres.

“As apresentações foram de excelente qualidade, alguns deles de nível internacional. Isto demonstrando a alta performance dos alunos de graduação e pós-graduação da faculdade e de seus orientadores”, disse o médico Plínio Trabalho.

Para a médica Carmen Bertuzzo, o que mais lhe chamou a atenção é a grande diversidade de temas de pesquisa que vão desde a área de estudos epidemiológicos, de base molecular, clínicos, farmacológicos e outros. “São trabalhos de todos os níveis e de todas as áreas da medicina”, constatou Carmen.

O bioquímico e biologista molecular Bidossessi Wilfried Hounkpe nasceu no Benin, África, e está no Brasil há oito meses fazendo mestrado no Hemocentro. Seu interesse é desenvolver pesquisa em anemia falciforme. Mesmo não falando fluentemente o português, ele fez a apresentação de seu trabalho “Análise exploratória do padrão de expressão gênica induzida pelo heme e pelo soro de pacientes com doença falciforme em células endoteliais: meta-análise de estudos de expressão gênica” para os avaliadores.

A apresentação foi acompanhada pelo nigeriano Adekunle Alagbe que está há apenas dois meses no Brasil. Ele está inscrito no mestrado em Clínica Médica da FCM. Misturando o inglês com algumas palavras em português, Adekunle espera poder participar da próxima Semana de Pesquisa, no próximo ano.

Já o terceiranista do curso de Medicina da FCM da Unicamp Ricardo Afonso Alves dos Santos tinha interesse pela área de oncologia e apresentou o trabalho de iniciação científica “Influência de polimorfismo MCC C.*5077A>G, relacionado ao ciclo celular, no risco do carcinoma de células escamosas de laringe”.

Para ele, a maior dificuldade foi aprender a se comportar dentro de um laboratório e aprender as técnicas para obter os dados para a pesquisa. “Tudo parecia que ia dar errado. O resultado só apareceu no final. Pretendo aumentar a pesquisa e publicar um artigo”, disse.

Veja também:
FCM promove dedicada à pesquisa com apresentação de 148 trabalhos



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM