5ª Turma de Medicina da Unicamp celebra Jubileu de Ouro em solenidade
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
01 de novembro de 2022

Compartilhar:

Foram comemorados, em 21 de outubro, os 50 anos da formatura da 5ª Turma do Curso de Medicina, graduada no ano de 1972. A cerimônia ocorreu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

Ludmila Marie Weiss Aloisi, oradora da 5ª Turma, proferiu novo discurso para marcar o aniversário de formação dos médicos. Ela contou os sucessivos recomeços e tomadas de decisão que os jovens estudantes precisaram ter, desde a aprovação no curso.

“Cheios de ilusão, já tínhamos conquistado tudo, afinal estávamos na Faculdade de Medicina. E aí veio o primeiro choque de realidade. A trajetória era muito mais árdua do que nossa imaginação poderia prever. Finalmente, em 1972, colamos grau. Depois vieram mais decisões difíceis, como qual especialidade seguir. E aos poucos fomos nos dispersando pelo mundo. Acompanhamos nossos colegas se destacando em suas áreas de atuação, o que nos encheu de orgulho, levando o nome de nossa escola mundo afora. Estamos entrando em uma nova fase da nossa vida, de ‘calouros da aposentadoria’, e novamente vamos aprender e recomeçar. Faço aqui, em nome de todos, uma homenagem especial. Muito obrigada”, disse, em parte de seu discurso.

Mesa de Honra. Foto: Péricles Lima/ARPI
Público acompanha cerimônia. Foto: Mercedes Santos/ARPI

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, parabenizou a FCM pela iniciativa. “A gente sabe o que significa a graduação, um dos períodos mais importantes e intensos de nossa vida. Com certeza traz à memória os momentos felizes e também a saudade daquelas pessoas que já não estão mais entre nós. É importante fortalecer e homenagear essa iniciativa porque é uma forma de renovar sempre os laços dos nossos ex-alunos com a Universidade”.

Meirelles também destacou as iniciativas da Unicamp no campo da inovação e empreendedorismo, que a colocam entre as melhores em rankings nacionais e internacionais. Outro aspecto levantado pelo reitor é foi a criação do Fundo Patrimonial LUMINA, que tem como objetivo abrir a possibilidade para que empresas, pessoas físicas e ex-alunos contribuam com o financiamento de iniciativas da Universidade na área de pesquisa e inclusão.

Reitor da Unicamp faz uso da palavra durante cerimônia. Foto: Péricles Lima/ARPI
Fábio Hüsemann Menezes, coordenador da graduação em Medicina, Ludmila Marie Weiss Aloisi, oradora da 5ª Turma e Erich Vinicius de Paula, diretor associado da FCM. Foto: Péricles Lima/ARPI

Erich Vinicius de Paula, diretor associado da FCM, cumprimentou os egressos pela celebração. “É um privilégio poder participar dessa cerimônia tão cheia de emoções, alegrias e saudades. Nasci em 1972, então é particularmente especial participar desse momento. Em nome da FCM, eu parabenizo pelas trajetórias pessoais e profissionais que vocês tiveram. A gente vê no sorriso e na lágrima das pessoas que esses caminhos foram motivo de muita celebração”, declarou Erich.

Além do reitor e do diretor associado, compuseram a Mesa de Honra o coordenador do curso de graduação em Medicina, Fábio Hüsemann Menezes; os professores homenageados da turma: Reynaldo Quagliato Junior, Alberto Francisco Piccolotto Naccaratto e Marilisa Lopes de Faria (filha do professor José Lopes de Faria); além de Jorge Curi, presidente da Alumni.

Ao final do evento, egressos e público seguiram para o Jardim Memorial da FCM, para o plantio do resedá anão de flores roxo (Lagerstroemia indica), marcando o Jubileu de Ouro, e visita à placa original da 5ª Turma. A bateria do curso de Medicina, Batucogu, também se apresentou no local.

Egressos descerram placa da 5ª Turma. Foto: Mercedes Santos/ARPI
Bateria Batucogu encerrou evento. Foto: Mercedes Santos/ARPI


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM