5ª Turma de Medicina da Unicamp celebra Jubileu de Ouro em solenidade
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
01 de novembro de 2022

Compartilhar:

Foram comemorados, em 21 de outubro, os 50 anos da formatura da 5ª Turma do Curso de Medicina, graduada no ano de 1972. A cerimônia ocorreu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

Ludmila Marie Weiss Aloisi, oradora da 5ª Turma, proferiu novo discurso para marcar o aniversário de formação dos médicos. Ela contou os sucessivos recomeços e tomadas de decisão que os jovens estudantes precisaram ter, desde a aprovação no curso.

“Cheios de ilusão, já tínhamos conquistado tudo, afinal estávamos na Faculdade de Medicina. E aí veio o primeiro choque de realidade. A trajetória era muito mais árdua do que nossa imaginação poderia prever. Finalmente, em 1972, colamos grau. Depois vieram mais decisões difíceis, como qual especialidade seguir. E aos poucos fomos nos dispersando pelo mundo. Acompanhamos nossos colegas se destacando em suas áreas de atuação, o que nos encheu de orgulho, levando o nome de nossa escola mundo afora. Estamos entrando em uma nova fase da nossa vida, de ‘calouros da aposentadoria’, e novamente vamos aprender e recomeçar. Faço aqui, em nome de todos, uma homenagem especial. Muito obrigada”, disse, em parte de seu discurso.

Mesa de Honra. Foto: Péricles Lima/ARPI
Público acompanha cerimônia. Foto: Mercedes Santos/ARPI

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, parabenizou a FCM pela iniciativa. “A gente sabe o que significa a graduação, um dos períodos mais importantes e intensos de nossa vida. Com certeza traz à memória os momentos felizes e também a saudade daquelas pessoas que já não estão mais entre nós. É importante fortalecer e homenagear essa iniciativa porque é uma forma de renovar sempre os laços dos nossos ex-alunos com a Universidade”.

Meirelles também destacou as iniciativas da Unicamp no campo da inovação e empreendedorismo, que a colocam entre as melhores em rankings nacionais e internacionais. Outro aspecto levantado pelo reitor é foi a criação do Fundo Patrimonial LUMINA, que tem como objetivo abrir a possibilidade para que empresas, pessoas físicas e ex-alunos contribuam com o financiamento de iniciativas da Universidade na área de pesquisa e inclusão.

Reitor da Unicamp faz uso da palavra durante cerimônia. Foto: Péricles Lima/ARPI
Fábio Hüsemann Menezes, coordenador da graduação em Medicina, Ludmila Marie Weiss Aloisi, oradora da 5ª Turma e Erich Vinicius de Paula, diretor associado da FCM. Foto: Péricles Lima/ARPI

Erich Vinicius de Paula, diretor associado da FCM, cumprimentou os egressos pela celebração. “É um privilégio poder participar dessa cerimônia tão cheia de emoções, alegrias e saudades. Nasci em 1972, então é particularmente especial participar desse momento. Em nome da FCM, eu parabenizo pelas trajetórias pessoais e profissionais que vocês tiveram. A gente vê no sorriso e na lágrima das pessoas que esses caminhos foram motivo de muita celebração”, declarou Erich.

Além do reitor e do diretor associado, compuseram a Mesa de Honra o coordenador do curso de graduação em Medicina, Fábio Hüsemann Menezes; os professores homenageados da turma: Reynaldo Quagliato Junior, Alberto Francisco Piccolotto Naccaratto e Marilisa Lopes de Faria (filha do professor José Lopes de Faria); além de Jorge Curi, presidente da Alumni.

Ao final do evento, egressos e público seguiram para o Jardim Memorial da FCM, para o plantio do resedá anão de flores roxo (Lagerstroemia indica), marcando o Jubileu de Ouro, e visita à placa original da 5ª Turma. A bateria do curso de Medicina, Batucogu, também se apresentou no local.

Egressos descerram placa da 5ª Turma. Foto: Mercedes Santos/ARPI
Bateria Batucogu encerrou evento. Foto: Mercedes Santos/ARPI


Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM