Compartilhar:
Além de servir de espaço de escuta e discussão sobre temas atuais, a Semana do Lixo Zero 2021, realizada no início desse mês pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) convidou alunos, docentes e funcionários a refletirem sobre os conceitos de Saúde e Ambiente visando à busca de alternativas para ambientes saudáveis e à diminuição do cosumo de plásticos de uso único.
A programação da Semana do Lixo Zero 2021 foi elaborada a partir de duas estratégias principais: A primeira delas contou com elaboração de imagens que suscitassem, na comunidade, a reflexão sobre rotinas cotidianas visando à diminuição do consumo de plástico de uso único a partir de trocas sustentáveis. A segunda, por sua vez, consistiu na realização do Simpósio: Revolução dos plásticos, até onde ela pode nos levar? Ao todo, o evento contou com a participação de 60 pessoas.
“Na ocasião, contamos com a participação dos pesquisadores André Casas, docente do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, e Maria Eugênia Freitas, pós-graduanda do Asian Institute of Technology, ambos especialistas em ecossistema oceânico, peixes e mitigação e despoluição dos oceanos. As discussões e abordagens geraram bastante interesse nos participantes que demandaram novos eventos desse tipo na faculdade”, contou funcionária da CGA da FCM, Fernanda Longo.
As apresentações e materiais disponibilizados pelos pesquisadores para consulta e aprofundamento no tema estão disponíveis no link