Rogério Antunes profere aula magna na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

“O seu diploma lhe dará permissão para examinar e tocar pessoas, ouvir coisas íntimas e provocar grandes mudanças. Olhe para o seu paciente, cumprimente-o pegando na mão, examine com cuidado, mantenha uma conversa confortadora. A nossa profissão não é somente técnica, tecnologia e treinamento. O bom profissional deve compreender a genética, a fisiologia, a patologia, mas para se completar, é preciso de uma dose de paixão.”

Esta foi uma das recomendações dadas pelo professor e médico Rogério Antunes Pereira Filho aos calouros dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia na manhã de sábado (3) durante aula magna proferida no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Aluno da primeira turma do curso de medicina, Rogerião, como é carinhosamente conhecido, também deu alguns conselhos aos pais, presentes da cerimônia: “Ainda é cedo para vocês pedirem aos seus filhos um diagnóstico para curar o “constipado” da vovó ou a enxaqueca da titia. Quando vierem visitá-los, avisem, para não “pegar” ninguém de surpresa”, alertou, arrancando gargalhadas da platéia. Ao final de sua aula inaugural, Rogerião foi aplaudido de pé por todos os presente.

Os pais e alunos também foram recepcionados pelo diretor da FCM, Mario José Abadalla Saad e pelos quatro coordenadores dos cursos de graduação da FCM: Wilson Nadruz, da Medicina; Luciana de Lione Melo, da Enfermagem; Maria Francisca Colella dos Santos, da Fonoaudiologia e Carlos Roque Duarte Correa, da Farmácia.

O diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, disse que a missão da FCM é formar lideranças em suas áreas de atuação e que os alunos, além da sólida formação acadêmica podem, desde o primeiro ano, se inserir nas diversas linhas de pesquisa em andamento na Faculdade. Segundo Saad, Universidades estrangeiras citam os nomes de ex-alunos - Obama, Kennedy - que saíram dos bancos universitários e tiveram destaques na política e nas ciências.

“É com orgulho que falamos que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é ex-aluno desta casa. Da mesma forma, todo o primeiro escalão do ministério tem doutorado na FCM. Este ano, a FCM foi convidada novamente para indicar concorrentes ao prêmio Nobel de Medicina. Tenho certeza que vocês vão continuar honrando essa tradição”, disse Saad.

Após a aula magna, todos visitaram a exposição “FCM: uma visão científica”, organizada pelo Centro de Memória da FCM e participaram de um coffee break servido no saguão do auditório da FCM.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Edimilson Montalti e Diego A. de J. Toledo



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM