Psicopatologias e sujeito são temas de colóquio na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Nos dias 2 e 3 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, uma constelação de psicanalistas, psicólogos e sociólogos do Brasil e do exterior participam de um colóquio sobre os desafios teóricos e clínicos da psicopatologia contemporânea. O evento marca a inauguração do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS), do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM da Unicamp, que substitui o antigo Laboratório de Psicopatologia Fundamental, fundado há 15 anos pelo psicanalista Mario Eduardo Costa Pereira.

Dentre os especialistas convidados estão Jurandir Freire Costa, Rafaela Zorzanelli e Benilton Bezerra Jr. (UERJ); Mario Eduardo Costa Pereira, Claudio Banzato, Paulo Dalgalarrondo, Gastão Wagner Campos e Rosana Onocko Campos (Unicamp); Jean-Michel Vivès (Université de Nice); Raul Gorayeb (Unifesp); Christian Ingo Dunker (USP); Marco Antônio Coutinho Jorge (Corpo Freudiano – RJ); Nelson da Silva Jr (USP); Mauro Mendes Dias (Escola de Psicanálise de Campinas) e Octavio Serpa Jr., Erotildes M. Leal e Ana Cristina Figueiredo (UFRJ).

“Vamos debater temas polêmicos como o autismo e a prática clínica decorrente de protocolos e procedimentos técnicos usados nos dias de hoje. Pretendemos dar voz aos sujeitos [pacientes], compreendendo os transtornos mentais por outro enfoque e trazendo o diagnóstico para dimensões éticas”, explica o psicanalista e coordenador do LaPSuS, Mario Eduardo.

Como exemplo, Mario Eduardo cita o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para o psicanalista da Unicamp, o TDAH é um transtorno típico do ocidente, fruto da globalização. As crianças são colocadas cada vez mais cedo nas escolas para aprender, numa idade em que elas são inquietas e estão predispostas a brincar. Aquelas que não se enquadram nesse perfil são tratadas como portadoras de TDAH. “No fundo, é a lógica do capitalismo”, explica.

As inscrições para o colóquio já se esgotaram. Mas, para atender a grande demanda de inscritos e interessados nos temas, as palestras serão transmitidas via internet por videoconferência. A programação está disponível no site da FCM  e no site do LaPSuS. Mais informações com Auxiliadora pelo e-mail auxi@fcm.unicamp.br. ou telefone (19) 3521-8819.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM