Pesquisas brasileiras sobre câncer são proeminentes no mundo, diz pesquisador norte-americano
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

“As melhores pesquisas sobre câncer publicadas em periódicos internacionais são brasileiras, acredite ou não. Estou interessado em conhecer trabalhos sobre câncer de tireoide de outros pesquisadores brasileiros. Os trabalhos do laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) são os mais proeminentes”, disse o médico endocrinologista e pesquisador norte-americano David Cooper, durante a visita na tarde de quinta-feira (9) ao laboratório Gemoca da FCM.

A visita foi um pedido pessoal de Cooper. É quinta vez que ele vem ao Brasil e a primeira que visita a Unicamp. Ele também conheceu os laboratórios de Genética Molecular e de Interferência por RNA-I. Após conhecer os laboratórios, Cooper fez uma palestra sobre o tratamento do câncer de tireoide para alunos de pós-graduação, professores e pessoas interessadas no assunto. A palestra foi no Salão Nobre da FCM.

“Cooper é um dos nomes mais respeitados internacionalmente, não só pelas inúmeras posições de destaque nas sociedades americana e internacionais durante sua carreira, mas também pelas suas opiniões e colocações muito sensatas em todas as diretrizes e consensos que capitaneou. Ele tem 159 publicações nas mais respeitadas revistas internacionais. A visita ajuda a mostrar a seriedade de nosso grupo. Temos interesse em estabelecer uma parceria para mandarmos alunos para o John Hopkins”, explicou a médica endocrinologista e pesquisadora do Gemoca,  Laura Ward.

David Cooper é presidente das diretrizes norte-americanas para o manejo de nódulos e tumores da tireoide e professor da Johns Hopkins University School of  Medicine, dos Estados Unidos, e presidente da Endocrinology Subspecialty Board of the American Board of Internal Medicine. É editor de várias revistas importantes na área como a Endocrinology Up-to-Date, o Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism e o Journal of the American Medical Association.

Nesta sexta-feira (10), Cooper participa de um simpósio sobre tireoide e gravidez na PUC-Campinas.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Péricles Lima - CADCC-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM