Pesquisadores da FCM ganham prêmio por pesquisa contra o câncer
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Os pesquisadores José Barreto Campello Carvalheira e Guilherme Zweig Rocha, do Laboratório de Oncologia Molecular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebem nesta sexta-feira (5), às 10h30, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, o Prêmio Octavio Frias de Oliveira de Personalidade de Pesquisa em Oncologia.

A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo Folha, tem como objetivo premiar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer. Em sua segunda edição, o evento visa reconhecer e estimular as contribuições daqueles que estão comprometidos com a área oncológica e seus avanços. O Prêmio é concedido em duas categorias: Personalidade de Destaque e Pesquisa em Oncologia.

Na primeira categoria, o vencedor foi escolhido por uma comissão julgadora composta por membros do Icesp e do jornal Folha de S. Paulo, além de cientistas e membros da sociedade comprometidos com o tema, que selecionaram o vencedor dentre sete nomes indicados. Já na segunda categoria, foram mais de 20 trabalhos inscritos durante dois meses.

Carvalheira e Rocha são premiados pela pesquisa “Efeito do paclitaxel na via IRS/PI3K/ Akt/mTOR em linhagem de adenocarcinoma de mama e carcinoma de pulmão”. O trabalho foi publicado na edição de junho do Jornal da Unicamp. Eles, juntamente com outros pesquisadores, testaram com sucesso uma nova via bioquímica para o tratamento do câncer.

O estudo associou a metformina, o principal medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, ao quimioterápico paclitaxel, droga utilizada em pacientes com câncer de mama e pulmão. Nos estudos realizados in vitro e em cobaias, os pesquisadores conseguiram inibir o crescimento do tumor.

“Esta associação representa um avanço na terapia-alvo e surge como nova linha de tratamento para os pacientes com câncer”, disse Barreto.

Ao perceberem que tanto o paclitaxel quanto a metformina atuavam na AMPK isoladamente, tanto na quimioterapia quanto no tratamento do diabetes, os pesquisadores resolveram associar os dois medicamentos para o tratamento do câncer de mama e pulmão. De acordo com os resultados do estudo, a combinação entre metfotmina e paclitaxel tem efeito antitumoral capaz de induzir a interrupção do ciclo celular do tumor cancerígeno.

“Observamos que o tratamento de metformina com paclitaxel resulta na parada do ciclo celular na fase anterior à mitose e diminui o crescimento tumoral em animais em relação aos tratamentos isolados e ao grupo controle. Assim, podemos sugerir que a associação das duas drogas potencializa a ativação da AMPK e leva a uma diminuição da atividade de vias de crescimento, proliferação e diferenciação celular. Esta pode ser uma alternativa mais eficiente para o tratamento do câncer”, explicou Rocha.

Segundo o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff,  o controle do câncer será atingido de diferentes formas, por cidadãos e instituições, públicas ou privadas, que fazem a diferença, graças a seu engajamento e por promoverem a assistência e a pesquisa na área oncológica. Os vencedores recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 8 mil reais, além de um certificado.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Foto: ASCOM-UNICAMP

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM