Pediatra norte-americana faz conferência na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:


Cinnamon Dixon, professora assistente de emergência pediátrica do Cincinnatti Children’s Hospital Medical Center (CCHMC), ligado à Universidade de Cincinnatti, Ohio, nos Estados Unidos, esteve na segunda-feira (15) no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp proferindo uma palestra sobre o estágio atual da emergência pediátrica e o desenvolvimento de estratégias de prevenção de acidentes na infância.

Antes da apresentação, Cinnamon conheceu as arenas do complexo de salas da aula da faculdade e parte pediatria, de trauma, ortopedia, cirurgia de urgência e terapia intensiva do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. De acordo com o professor da disciplina de cirurgia do trauma da FCM, Gustavo Fraga, o contato com a professora norte-americana começou há meses a partir de um e-mail enviado por ela para a CORI da Unicamp. Cinnamon perguntava sobre a Lei que instituía, no Brasil, o uso da cadeirinha para crianças nos carros e como era feito o tratamento de crianças traumatizadas.

“A partir deste primeiro e-mail, os Departamentos de Pediatria e Cirurgia e as áreas de emergência e cirurgia do trauma começaram manter contato com Cinnamon. Nós queremos criar uma aliança com a Universidade de Cincinatti para desenvolver projetos futuros na área de prevenção de trauma pediátrico que é um problema bastante freqüente na região”, explicou Fraga.

Em sua apresentação para alunos de graduação, pós-graduação, residentes, assistentes e docentes da Unicamp, Cinnamon fez uma rápida apresentação sobre ela, o estado de Ohio, a Universidade de Cincinnatti e o Children’s Hospital Medical Center. Autora de inúmeras publicações na área de acidentes pediátricos e membro da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Departamento de Prevenção de Traumas e Acidentes em países como Guana e Guatemala, professora de emergência pediátrica disse que no caso de acidentes, as famílias devem ser envolvidas nos cuidados das crianças e saberem o que está sendo feito.

“Nosso lema é tratar todas as crianças e familiares como se fossem nossos. Estou feliz em estar aqui para colaborar com a faculdade e com a Unicamp”, disse Cinnamon


Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Mercedes Santos - CADCC-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM