Medicalização e judicialização da vida são temas de encontro na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Começou na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o “III Encontro sobre Patologização da Educação e Judialização da Vida”. O encontro é organizado pelo Conselho Regional de Psicologia, Departamento de Pediatria da FCM, Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Núcleo Campinas) e Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem (Sada). Em torno de 450 pessoas se inscreveram evento, dentre elas psicólogos, médicos, sociólogos e alunos.

“Tentam resolver a educação de jovens e crianças com medicalização. Temos que ampliar a luta antimanicomial contra a internação compulsória. Há, atualmente, uma articulação entre os processos de medicalização e de judicialização da vida”, disse a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés durante a abertura do encontro.

Maria Piedade Melo, do Conselho Regional de Psicologia de Campinas, disse que essa é uma luta valiosa no qual a sociedade deve estar envolvida nas discussões e decisões, mesmo que leve-se tempo para um consenso. “A subjetividade humana transformou-se em processos de polícia ou de pílula”, afirmou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Teresa Atvars, disse que a Universidade deve participar das grandes discussões brasileiras, e eventos como este respondem aos anseios da sociedade. “A combinação de formar e pensar deve ser retomada com urgência dentro do meio universitário, pois propiciam ações diferenciadas no fazer”, disse.

Participaram também a abertura Rosangela Vilar, da Sada; Gabriel Hessel, chefe do Departamento de Pediatria e Pedro Tourinho, vereador de Campinas.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM