História da educação médica antecede comemorações dos 50 anos da FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

A história da educação médica é o foco do seminário que acontece nesta quinta-feira (16) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O seminário antecede a semana de comemoração dos 50 anos da faculdade, que vai de 20 a 25 de maio. A abertura de boas-vindas foi conduzida pelo professor Everardo Duarte Nunes, membro do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde (GEHCS) da FCM.

A palestra de abertura foi proferida pela professora e pesquisadora Nísia Verônica Trindade Lima, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. “Nem sempre parece simples o encontro e o diálogo entre as ciências sociais e a tradição da medicina no Brasil”, disse Nísia, antecipando a sua palestra intitulada “A educação médica como processo civilizatório”.

O coordenador de graduação do curso de Medicina da FCM da Unicamp, Wilson Nadruz Júnior, destacou a excelência da faculdade na formação técnica e humanista dos estudantes e resaltou a vocação da instituição em atender as necessidades de população e em formar líderes. “Quem iniciou a faculdade há anos atrás não poderia dimensionar onde chegamos”, disse Nadruz.

A atual pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna, foi aluno, docente, diretor e, recentemente, paciente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Ele relatou suas experiências com satisfação e honra, relembrou fatos da época em que estudou sob a orientação dos professores Everardo e Antonio de Azevedo Barros Filho, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, na década de 1970.

“Tenho idade suficiente para contar ‘causos’ da Faculdade. Quis o destino que eu fosse atendido em caráter de urgência no HC. Recebi o mesmo tratamento de excelência e qualidade dos demais pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Percebi que o legado recebido aqui continua. A reitoria sabe das necessidades da área da saúde para os próximos anos e vai trabalhar na valorização profissional e na busca de investimentos”, disse Magna, que representou o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM