Exposição "Bichos da mata brasileira em cerâmica" fica até final de setembro na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

"Bichos da mata brasileira em cerâmica" é a exposição que acontece de 5 a 28 de setembro no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A exposição é resultado do projeto de alunas do curso de arte visuais que propuseram um trabalho de cerâmica para alunos surdos atendidos Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre).

Alunos surdos com faixa etária entre 9 e 15 anos de idade frequentam este programa bilíngüe, em português e Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Cepre duas vezes por semana, com atendimento nas áreas de pedagogia, linguística, fonoaudiologia, artes plásticas e psicologia. No decorrer de um ano e meio, foram desenvolvidas diversas atividades que resultaram na produção coletiva de doze peças grandes em cerâmica que foram queimadas e esmaltadas no forno de cerâmica do Instituto de Artes (IA).

O projeto foi escolhido pela diretora da Galeria de Arte da Unicamp, Lygia Eluf, para ser o calendário da Unicamp de 2012. A ideia foi aprovada pela Reitoria, que ofereceu as condições e recursos necessárias para fotografar as peças nas paisagens da Universidade.

A exposição dos Bichos da Mata Brasileira em Cerâmica apresenta as peças em cerâmica criadas pelos alunos surdos, e também mostra os bastidores do processo, com croquis produzidos, processo de modelagem em argila e pintura das peças em biscoito, bem como imagens fotográficas da montagem do calendário Unicamp 2012.

Até chegarem na modelagem propriamente dita, os alunos surdos aprenderam bastante sobre a fauna da mata brasileira; viram imagens de animais e manusearam pequenas representações produzidas em palha, cerâmica e borracha (balata) por sociedades indígenas. Também tiveram contato com animais empalhados, apresentados por André Savino e Marcos Pagliusi Junior, alunos do curso de Biologia, supervisionados pela professora Eleonora Setz.

Marjoly Lino, Priscila Chiacchio, Lígia Badiale, Verônica Beutner, Mariana Santos e Bruno Penteado, com apoio da professora Marília Brandão, especialista em cerâmica, ensinaram técnicas complexas de modelagem em argila branca tipo paper clay e aplicação de esmaltes e vidrados.

“Os desenhos temáticos que criaram revelam o seu olhar estético e seu envolvimento no projeto. Serviram como importantes referências visuais para construir as peças proporcionalmente em argila”, explicou a professora Lucia Reily, uma das curadoras da exposição e responsável pelo projeto no Cepre.

A exposição pode ser conferida até o dia 28 de setembro, diariamente, inclusive finais de semana, das 8h30 às 17h30. O Espaço das Artes da FCM fica no saguão do prédio-sede da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. Entrada franca.

 ÁLBUM DE FOTOS

 

 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM