Encontro de gestores discute novos rumos do PRÓ-Saúde e PET-Saúde
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e representantes do PRÓ-Saúde e PET-Saúde da região Sudeste se reúnem até amanhã na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para discutirem as políticas interministeriais no processo de formação e qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Sigisfredo Luis Brenelli, diretor do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na SGTES e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, abriu o evento nesta segunda-feira (22) no anfiteatro 1 da faculdade dizendo que o PRÓ-Saúde tem 185 trabalhos publicados em outras línguas e é um modelo de ensino e serviço para outros países.

“Fomos convidados para implantar o PRÓ-Saúde na enfermagem do Paraguai. Este seminário é importante para acertar os rumos e ampliar os passos do PRÓ-Saúde 3. O PET-Saúde deve ganhar mecanismos. Temos que evoluir às medidas das necessidades do Brasil”, ressaltou Brenelli.

Carlos Eli Ribeiro, Secretário Municipal de Saúde de Santa Barbara D’Oeste e representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) disse que, na sua visão de gestor, falta equidade na formação profissional pelo raciocínio do privado versus público. “Quanto mais a gente qualifica, mas a gente perde. Na prática, não há equidade. Formamos o profissional e o transferimos para o concorrente. Esse é um ponto para reflexão”, disse Ribeiro.

O Pró-Saúde foi lançado em 2005, por meio de Portaria Interministerial entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Um de seus objetivos é diminuir o distanciamento entre as universidades e a prestação real dos serviços de saúde, incentivando mudanças na formação de médicos, enfermeiros e dentistas, de acordo com as necessidades da população brasileira.

O PET-Saúde disponibilza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).

Participaram da mesa de abertura a acadêmica Juliana Louse da Silva, da Faculdade de Medicina de Marília;  Alóide Ladeia Guimarães, da Secretaria Municipal de Saúde; Wilson Nadruz Junior, coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Medicina da FCM da Unicamp; José Luis Tatagiba Lamas, professor do Departamento de Enfermagem da FCM e representante dos Coordenadores do Pró-Saúde e PET/Saúde e José Spin Neto, diretor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Texto e fotos - Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM