"Afeto na infância é essencial na formação de adultos seguros e felizes", segundo exposição no Espaço das Artes
Publicado por: Camila Delmondes
21 de setembro de 2017

Compartilhar:

De 20 a 29 de setembro, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece a exposição “Projeto AFIN – Você afinado com seu filho”, idealizado por Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, juíza da 2ª Vara Judicial e da Infância e Juventude de Nova Odessa.

De acordo com Michelli, a exposição busca oferecer a pais e educadores um conteúdo capaz de promover transformações positivas na educação de crianças de 0 a 6 anos de idade e sugerir políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

“O afeto é uma das formas mais eficazes e agradáveis para se promover as transformações entre seres humanos. Incentivar ações construtivas no relacionamento familiar é essencial para a formação de adultos seguros e felizes”, explica Michelli, que utilizou a própria experiência pessoal para desenvolver a exposição.

De acordo com o pediatra José Martins Filho, quando você não nutre de afeto uma criança ela terá lesões neuronais que implicarão no desenvolvimento futuro. “Quase sempre isso acontece porque o pai ou a mãe não foram cuidados. Isso se transfere de geração em geração e é muito difícil de interromper”, explica Martins, um dos apoiadores da exposição.

O pediatra e diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que a melhor maneira de divulgar o projeto é a faculdade assumir a tarefa de disseminar e potencializar a difusão desse conhecimento. “Esse projeto tem a cara da faculdade. Vamos ter que despertar o afeto no indivíduo, nas famílias e nas instituições para promover a saúde”, disse Teixeira.

Após a FCM, a exposição segue na sequência para o Hospital de Clínicas da Unicamp e para o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism). Os painéis do Projeto AFIN podem também ser baixados gratuitamente no site www.projetoafin.org



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM