“Saúde Coletiva ao Meio Dia” discute os impactos de Trump II na saúde global em evento na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
19 de fevereiro de 2025

Compartilhar:

No dia 14 de fevereiro, o Anfiteatro Sergio Arouca, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, recebeu a professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), Deisy Ventura, para uma palestra sobre "Trump II e a nova configuração da saúde global: desafios e perspectivas". O evento promoveu uma reflexão sobre os impactos das mudanças políticas globais na saúde pública, especialmente diante do cenário de possível reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A atividade, aberta ao público, marcou a retomada dos encontros “Saúde Coletiva ao Meio Dia” pelo DSC, interrompidos durante a pandemia.

Deisy Ventura destacou como a ascensão de governos de extrema direita e a propagação de discursos neoliberais têm influenciado negativamente a saúde pública global. "No momento em que a força dos trabalhadores se redimensiona de uma forma extraordinária com as tecnologias, a propaganda contra a saúde pública, incluindo a resposta às epidemias, encontra na institucionalização um utensílio fundamental. Esse discurso pode minar resistências e difundir de forma mais efetiva as ideias da extrema direita."

A professora também enfatizou a importância de enfrentar a realidade política sem ilusões: "A vitória do Trump é um convite ao alerta máximo de luta. Precisamos estar preparados, pois esse segundo mandato pode ser um grande laboratório que mistura neoliberalismo com extremismo, algo que já vemos ascendendo em países como Alemanha e França, outrora considerados resistências ao Trump."

Conduzindo a discussão, a chefe do DSC da FCM, Rosana Onocko Campos, a palestra da professora Deisy foi um marco importante no processo de retomada da programação dos encontros Saúde Coletiva ao Meio Dia, dada à expertise crítica da especialista em saúde global. “Esse tema foi sugerido pelos docentes do departamento, que, assim como grande parte do planeta, estão preocupados com as repercussões da eleição do Trump e seus impactos no Brasil e no mundo, destacou.

O Anfiteatro Sergio Arouca, recentemente reformado e nomeado em homenagem ao sanitarista Sergio Arouca, foi o palco do encontro. "Reformamos o anfiteatro no final do ano passado e o batizamos em homenagem ao Sérgio Arouca. Foi uma honra receber a professora Deisy Ventura aqui, em um espaço que simboliza a luta pela saúde pública", completou Rosana.



Notícias mais recentes



Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

“Saúde Coletiva ao Meio Dia” discute os impactos de Trump II na saúde global em evento na Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM