“O médico, seu paciente e a doença”. Profissionais de saúde da Unicamp participam de Grupo Balint
Publicado por: Camila Delmondes
11 de novembro de 2016

Compartilhar:

“Nós, médicos, odiamos o sofrimento e a doença. Na medicina, temos que dar conta de tudo. Se não damos conta, sentimos fracasso, ainda que racionalmente saibamos que não temos culpa”, disse o médico psiquiatra e psicanalista Roosevelt Moisés Smeke Cassorla – professor titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – a um grupo de psicólogos, psicanalistas, enfermeiros e médicos do Hospital de Clínicas (HC) e do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – CAISM.

No primeiro encontro “Grupos Balint: vivendo as emoções da atividade médica”, realizado no HC em 21 de outubro, Roosevelt lembrou que o método de discussão em grupo – criado no Reino Unido em meados da década 1950 – mais do que possibilitar a discussão de casos clínicos, pretende verificar que o acontece com os diferentes profissionais da saúde, nas relações que estes estabelecem com os seus pacientes.

No método Balint “teorizar não ajuda”, afirma Roosevelt. Durante a discussão, os participantes do grupo avaliam como sentimentos de raiva, frustração, impotência e egocentrismo, por exemplo, impactam no dia a dia de trabalho e na autoestima profissional. “Cada qual se coloca no lugar do outro, e compartilha de seus sentimentos, sem que aconteçam julgamentos prévios”, orienta.

Mas, essa não é uma tarefa fácil, explica o especialista da FCM. “Não somos treinados a prestar atenção em nossos sentimentos, e projetar a culpa no outro é um sistema que utilizamos para livrar-nos da nossa própria culpa. Todavia, caímos em uma armadilha, porque algo lembra que estamos imputando a alguém, a culpa que nós mesmos sentimos. A questão toda é lidar com as limitações humanas. E a ideia desse grupo é verificar que não temos controle sobre tudo”, finalizou.

O Grupo Balint, conduzido pelo professor Roosevelt, acontece toda terceira sexta-feira de cada mês, no HC da Unicamp, em uma sala localizada em frente à Enfermaria de Psiquiatria, no 4º andar. O próximo encontro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 18 de novembro. O grupo é destinado aos profissionais que atuam na Área da Saúde da Unicamp.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM