“Negligência e falta de transparência prejudicaram ações de combate à pandemia”, afirma Cármino de Souza em seu livro
Publicado por: Camila Delmondes
09 de novembro de 2021

Compartilhar:

No dia 27 de outubro, durante o Congresso anual da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o professor titular do Departamento de Clínica Médica (DCM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Cármino Antonio de Souza, lançou pela Editora dos Editores, o livro “Minha vida na Saúde Pública: os desafios das pandemias”, em que compartilha, além da sua autobiografia, os erros e acertos dos governantes no combate à Covid-19. “Sobrou negligência e faltou transparência”, afirmou o docente da FCM, que ocupou os cargos de secretário de Saúde do Estado de São Paulo, na década de 1990, e da cidade de Campinas, nos últimos oitos anos.

A partir da experiência adquirida no enfrentamento de outras pandemias e surtos de doenças como cólera, HIV, meningite, dengue, zika, chikungunya, H1N1 e febre amarela, Cármino de Souza aborda no capítulo intitulado “pandemia de Covid-19, desafio planetário”, o que ele aponta como uma série de equívocos e negligências de âmbito, nacional e internacional, que dificultou a gestão da pandemia no Brasil.

“A China demorou muito para comunicar à comunidade internacional a gravidade da situação. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, postergou em muito a declaração da Covid-19 como uma pandemia, e também em adotar o uso das máscaras em larga escala. No Brasil, não houve coordenação de Brasília com as unidades federativas, que impactou, inclusive, o nosso sistema de vacinação, considerado um modelo de sucesso”, disse.

Desde o início da pandemia até o momento, o Brasil já contabilizou mais de 610 mil mortes por Covid-19. Para Cármino de Souza, muitas vidas poderiam ter sido salvas se a campanha de vacinação não tivesse demorado tanto em relação a outros países. “Fabricada pelo Instituto Butantã, a vacina Coronavac estava pronta desde outubro de 2020, mas só começamos a vacinar em janeiro de 2021. O resultado desse atraso, milhares de vidas perdidas”,disse Cármino, destacando o papel do SUS na garantia da saúde pública no Brasil. “A capilaridade do SUS é nossa peça-chave”.


Serviço:
Livro: “Minha vida na Saúde Pública: os desafios das pandemias”
Páginas: 234
Versão: digital
Editora: Editora dos Editores



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM