“Estamos de pé!” Congresso reúne pesquisadores de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
Publicado por: Camila Delmondes
29 de março de 2021

Compartilhar:

“A Saúde Coletiva brasileira está de pé!”, disse a chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rosana Teresa Onocko Campos, no discurso que abriu o 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (4º CBPPGS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento aconteceu de 22 a 26 de março, em plataforma virtual, e teve como tema: SUS e o projeto civilizatório. Cenários, alternativas e propostas.

“Nós, pesquisadores da área de política, planejamento e gestão em saúde estamos de prontidão para respondermos aos desafios cotidianos que se interpõem à saúde pública nacional. Para nos colocarem de joelhos terão de cortar as nossas pernas”, disse Rosana Onocko, que presidiu a Comissão Científica do congresso.

Ainda de acordo com Rosana Onocko, o Brasil enfrenta a pior crise sanitária, ambiental, política e econômica de sua história, em um contexto de imenso sofrimento, luto e dor. Nesse cenário, a comunidade científica geradora de pesquisa, produção do conhecimento e também indutora de práticas e serviços, tem a missão de refletir sobre os entraves e as potenciais soluções para a saúde brasileira.

“Precisamos reconectar saúde com democracia, saúde com desenvolvimento sustentável, saúde com políticas que diminuam a exclusão, a discriminação e o preconceito, defender estratégias direcionadas a assegurar o direito universal à saúde e a superação das relações sociais predatórias e concentradoras de riqueza”, disse a docente da FCM.

Rosana Onocko disse que o 4º CBPPGS foi estruturado de forma coletiva, a partir de uma Comissão Científica que se agrupou a partir de 10 eixos temáticos. Ao todo, o evento que reuniu os maiores especialistas em saúde pública do país, na área de política, planejamento e gestão em saúde, recebeu 1.251 trabalhos, divididos em apresentações orais (326) e comunicações assíncronas (736).

“Tempos inéditos exigem respostas novas. Por isso, a espinha dorsal deste congresso são as comunicações coordenadas, síncronas e assíncronas onde a área se apresenta com suas produções e novos pesquisadores podem se destacar”, disse Rosana, que teve entre os grandes desafios do momento, transportar a programação do evento para o formato on-line.

Ao longo de uma semana, o 4º CBPPGS discutiu o Sistema Único de Saúde (SUS) como um sistema universal e equitativo, e único caminho para garantir a saúde como um direito no Brasil.

“Continuaremos a interferir na organização das agendas governamentais e dos movimentos sociais, estimulando formas de decisão, mobilização e articulação intersetorial, de modo a construir uma unidade política que interrompa a exclusão em curso e possibilite a formulação de projetos societários populares e democráticos”, disse Rosana Onocko.


Assista a mesa de abertura do evento, na íntegra:

No site do 4º CBPPGS é possível acessar a íntegra dos trabalhos, acesse aqui

Leia também
Novos caminhos de investigação e inovação marcam a sessão de
encerramento do 4ºCBPPGS



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM