O Ensino Baseado em Competências é tema vigente em ensino em saúde, uma vez que possibilita a visualização do processo de ensino-aprendizagem de forma mais objetiva e coerente. Na Residência Médica, o ensino através de competências possibilita a viabilidade da aquisição de conhecimento para atingir as habilidades, atitudes e conhecimento esperados pelo médico residente em Psiquiatria a cada ano de sua formação. Este trabalho tem por objetivo geral a construção de uma matriz de competências em Saúde Mental para a Residência Médica em Psiquiatria e como objetivos específicos, a obtenção de ferramentas necessárias para se uniformizar o ensino e a avaliação de médicos residentes em psiquiatria. Para a obtenção de consenso de painel de 55 especialistas, optou-se pelo método Delphi, com critério de inclusão de ser psiquiatra e preceptor de Programa de Residência Médica, tendo como base inicial matriz esboçada em 2020 em curso promovido pela EBSERH para educação em saúde. Foram obtidas até o momento 22 respostas, na primeira rodada, de médicos preceptores de psiquiatria provenientes de diversos serviços (hospital psiquiátrico, hospital universitário, serviços de saúde vinculados ao poder público, entre outros) atuando em três estados diferentes (São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco) que sugeriram algumas alterações da matriz oficial, com a maioria das sugestões de alterações serem direcionadas à correções no texto original e introdução de novos objetivos de aprendizagem no esboço da matriz original. Percebe-se, hoje, que a construção do currículo baseado em competência viabiliza ao residente atingir plenamente as EPAs (Entrustable Professional Activities), qualificando de maneira mais eficaz os egressos de um programa de residência médica em Psiquiatria.