O laboratório de matriz extracelular (ECM lab) foca no que acontece fora da célula.
A ideia é entender como células, sobretudo as do sistema cardiovascular, "sentem" proteínas da matriz, como colágeno, fibronectina e fibrinogênio. Partimos da premissa de que doenças crônicas, como o diabetes, levam a modificações pós-translacionais (PTMs) em proteínas da matriz, e que isso pode então gerar um dano constante a despeito do tratamento. Isso ocorreria pois algumas dessas proteínas têm meia-vida muito longa (o colágeno, por exemplo possui meia-vida de >10 anos), de forma que uma PTM permaneceria intacta por décadas. Logo, podemos achar novos alvos farmacológicos ao estudar as vias de sinalização decorrentes da interação entre células cardiovasculares (como plaquetas e célula endotelial) e essas proteínas da matriz modificadas.
No momento estamos focados em entender como que a glicação (adição de uma molécula de açúcar) do colágeno fibrilar pode contribuir para o evento isquêmico do paciente diabético.
Nossas pesquisas abordam desde a interação proteína-proteína, passando por aspectos biofísicos e químicos de como as PTMs alteram a estrutura da proteína, chegando a estudos in vitro com células isoladas, estudos em animais e amostras de pacientes.
Estou sempre procurando alunos (as), da iniciação científica ao doutorado, para colaborar e caminhar pelas ruas tortuosas, incertas, mas deslumbrantes da ciência. Se você tiver interesse, por favor me mande um e-mail ou venha ao laboratório que terei prazer em conversar.
PS: Um interesse secundário, não incluso dentro do escopo da pesquisa básica deste laboratório, encontra-se em entender os aspectos sociais que determinam o processo de doença. Tenho focado em temas como desigualdade de renda e raça, e em doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.
Correspondência: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária Zeferino Vaz. CEP 13083-887 – Campinas, SP, Brasil
Acesso: R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.