Citogenética Humana e Citogenômica - LCHC



O Laboratório de Citogenética Humana iniciou suas atividades logo após a criação do Departamento de Genética Médica, pelo Prof. Dr. Bernardo Beiguelman, que ocorreu junto com a fundação da Faculdade de Ciências Médicas, em 1963. Inicialmente a unidade de citogenética foi instalada no andar térreo do prédio da Maternidade de Campinas, para a realização de aulas práticas para o curso de medicina e foi onde o professor Beiguelman começou a estudar o comportamento dos macrófagos na hanseníase. Já nesta época, superando inúmeras dificuldades de infraestrutura, as primeiras pesquisas realizadas ganharam reconhecimento internacional. Em 1966, o setor presta consultoria à Organização Mundial de Saúde e inicia sua participação em congressos internacionais. O laboratório, acompanhando o Departamento de Genética Médica, foi transferido em 1968 para o recém-criado campus da “Cidade Universitária Zeferino Vaz”, onde foi alocado no Instituto de Biologia. Em meados de 1969, com a fundação do primeiro Ambulatório de Doenças Genéticas do Brasil, este laboratório se torna de fundamental importância para apoio às pesquisas realizadas neste ambulatório, quando se iniciou a realização regular da análise do cariótipo humano. Em 1987 foi transferido para o Hospital de Clínicas e em 1997 para o prédio principal do complexo da FCM, onde se localiza atualmente. Nos últimos anos, sob a responsabilidade da Profa. Vera Lúcia Gil da Silva Lopes e do Prof. Társis Antonio Paiva Vieira, o Laboratório de Citogenética Humana passou por reformas para a adequação de sua infraestrutura para atividades de pesquisa e foi totalmente reequipado, para a realização de novas técnicas de citogenética molecular. Atualmente são realizadas pesquisas em diferentes áreas, como citogenética clínica, genética craniofacial e distúrbios da diferenciação sexual, utilizando principalmente as técnicas de FISH (Hibridação in situ fluorescente) e Hibridação Genômica em arrays.

Citogenética Clínica; Genética Craniofacial; Distúrbios da diferenciação sexual; Desequilíbrios genômicos.
Citogenética clínica; anomalias craniofaciais; distúrbios da diferenciação sexual; microdeleção 22q11.2; análise cromossômica por microarrays; sequenciamento de nova geração.

TARSIS ANTONIO PAIVA VIEIRA
VERA LUCIA GIL DA SILVA LOPES



GABRIELA ROLDAO CORREIA COSTA
NILMA LUCIA VIGUETTI CAMPOS


FAPESP





19 3521-8906
lchc@fcm.unicamp.br
https://www.fcm.unicamp.br/departamentos/departamento-de-medicina-translacional/area-de-genetica-medica-e-medicina-genomica

FCM 01 - PRÉDIO SEDE-ADMINISTRAÇÃO
R. Tessália Vieira de Camargo, 126
térreo
Cidade Universitária Zeferino Vaz
CEP: 13083-887 - Campinas, SP

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Correspondência:
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária Zeferino Vaz. CEP 13083-887 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM