Distúrbios, Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno de Atenção - DISAPRE



O DISAPRE é uma equipe interdisciplinar, estruturada em 1998, que atua nas áreas de assistência, ensino e pesquisa dos distúrbios de aprendizagem e transtornos de atenção. É composta por profissionais das seguintes áreas: Neuropsicologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Psicomotricidade, Neuropediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atua na assistência, vinculado ao Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem no Hospital de Clínicas da Unicamp, implantado em 1985, com o intuito de atender crianças e jovens com escolares associadas ou não a patologias neurológicas, por meio de avaliação diagnóstica interdisciplinar, seguida de orientação à família, à escola e aos profissionais que fizeram o encaminhamento. A atuação no ensino é caracterizada pelo desenvolvimento de cursos e eventos científicos nas áreas da saúde e educação, com enfoque no neurodesenvolvimento e nas dificuldades de aprendizagem. Destaca-se, entre os cursos desenvolvidos, o curso de Curso de Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (Modalidade Extensão), oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), com carga horária de 364 horas, distribuídas ao longo de um ano. Além disso, o DISAPRE mantém parceria constante com a Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e profissões afins (ABENEPI) na promoção de cursos, fóruns, seminários e congressos nacionais e internacionais. Atua também em pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, com alunos que cursam mestrado/ doutorado e com pesquisadores colaboradores de pós-doutorado, sob a coordenação da Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca. Também conta com a colaboração de professores de outras instituições de ensino. Além disso, pesquisas são desenvolvidas para fim de Trabalho de Conclusão de Curso com os alunos do Curso de Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (Modalidade Extensão). Está vinculado ao Grupo CNPq “Neurodesenvolvimento, escolaridade e aprendizagem” e possui as seguintes linhas de pesquisa: neuropsicologia do desenvolvimento, funções corticais superiores, transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), também coordenado pela Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca. Na área da “neuropsicologia do desenvolvimento”, destacam-se projetos que visam a identificação precoce dos problemas de aprendizagem e de atenção e acompanhamento longitudinal de pacientes com estes transtornos. As investigações das “funções corticais superiores” visam a elaboração e validação de instrumentos para avaliação diagnóstica em diferentes áreas do conhecimento e delineamento de perfis cognitivos de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem e atenção. Na linha de “transtornos de aprendizagem”, o destaque é a investigação da dislexia do desenvolvimento. Nesta linha, há projetos que visam caracterizar o perfil cognitivo-linguístico, principalmente do processamento fonológico e funções como, atenção e funções executivas; avaliar sintomas emocionais e comorbidades da dislexia; avaliar afetividade e condições de suporte social e familiar; desenvolvimento de programas computadorizados de remediação fonológica e cognitiva; implantação da metodologia de Resposta à Intervenção (RTI); desenvolvimento de instrumento de avaliação de sinais de risco para a dislexia e; estudos de neuroimagem funcional na dislexia. Em parcerias estabelecidas com outras instituições de ensino superior ou outras faculdades da UNICAMP, foi possível a realização de estudos pioneiros com indivíduos disléxicos permitindo a investigação molecular (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética – UNICAMP) e uso de técnicas de Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) (IP-USP). Na linha de investigação do TDAH, são desenvolvidos projetos para caracterização de funções cognitivas, como a memória de trabalho; investigação de dimensões psicológicas como a afetividade e medidas de auto referência (autoconceito e autoestima) e; desenvolvimento de programas para treino da atenção e solução de problemas. Parcerias: USP-Bauru (Departamento de Fonoaudiologia), UNESP (Neuropsicologia), PUC-Campinas (Psiquiatria), UEMG Nota Importante: O Laboratório não tem nenhum funcionário fixo. Atualmente funciona somente com voluntários e alunos de pós-graduação. Principais equipamentos para o desenvolvimento das pesquisas: Instrumentos de avaliação das funções cognitivas, padronizados ou em fase de padronização. Instrumentos de uso psicológico, neurológico, fonoaudiológico, protocolos de diagnóstico e intervenção.

Transtornos gerais e específicos da aprendizagem / Transtornos do déficit de atenção e hiperatividade / Transtornos do espectro autista / Transtornos gerais do desenvolvimento e escolaridade infantil
transtornos da aprendizagem, dislexia, discalculia, disgrafia, TDAH, TEA, Neurodesenvolvimento e escolaridade

SYLVIA MARIA CIASCA





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Depto de Neurologia
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